WakaWaka, a lâmpada LED de energia solar e comércio justo

WakaWaka, a lâmpada LED

WakaWaka significa "luz brilhante", e é a luz que uma empresa holandesa resolveu levar aos países menos desenvolvidos para enfrentar a pobreza energética no mundo.

A empresa se chama Off-Grid Solutions, e através de um modelo de negócio sustentável, conseguiu fazer a distribuição de energia renovável ser vantajosa seja do ponto de vista do custo, que da eficiência. A empresa desenvolve, fabrica e comercializa lâmpadas solares de alta tecnologia a baixo custo, indispensável, tanto em países industrializados que nos países em desenvolvimento.

Agora, cada país africano (mas também outras 96 nações ao redor do mundo) adotou a luz WakaWaka, uma lâmpada de LED movida a energia solar duas vezes mais eficiente do que qualquer outra lâmpada no mercado hoje disponível. Com apenas um dia de exposição ao sol, o dispositivo é capaz de produzir um mínimo de 16 para 64 horas de luz.

A tecnologia utilizada é derivada de anos de pesquisas conduzidas pelo Intivation, empresa holandesa ativa no setor fotovoltaico que fez parceria com Maurits Groen e Camille van Gestel, fundadores da Off-Grid Solutions B.V.

Groen e Van Gestel também são os fundadores da WakaWaka Foundation, uma organização não governamental que recolhe doações da Off-Grid Solutions e de seus 22 distribuidores em todo o mundo, bem como de empresas e de particulares, a fim de dar ou vender a muito baixo custo lâmpadas solares para as pessoas que vivem sem eletricidade ou estão tendo que lidar com situações de emergência, devido a um conflito ou desastre natural.

A WakaWaka Light pode ser comprada por famílias que vivem com apenas dois dólares por dia e que sejam "off grid", ou seja, sem rede elétrica convencional. No mundo existem mais de um bilhão de pessoas que não têm acesso à energia elétrica, ou seja, um quarto de toda a humanidade.

Subsídio cruzado - O modelo de negócio é eco-friendly e sustentável: o chamado subsídio cruzado que permite vender o produto a preços acessíveis para as populações desfavorecidas (como nas Américas Central e do Sul, Sudeste Asiático e África) desfrutando de uma parte da receita das vendas nos países ocidentais (América do Norte e Europa).

É uma fórmula vencedora e uma solução para as necessidades de todos aqueles que estão sem eletricidade. Além disso, reduz os acidentes decorrentes da utilização de lâmpadas de querosene, aumentando o desempenho educacional de crianças e jovens em idade escolar que podem estudar, mesmo nas horas de escuridão, e pela mesma razão, amplia as possibilidades de empreendedorismo.

Desde 2013, a WakaWaka Light conta com um novo produto, o WakaWaka Power, que combina a lâmpada original com a capacidade de recarregar a bateria de celulares, tablets, MP3 players e outros dispositivos portáteis, garantindo sempre a luz segura.

O produto não é encontrado no Brasil. E na América do Sul, apenas o Perú e a Bolívia constam no mapa de impacto da fundação. Por que será? A verificar...

Fonte fotos: wakawakafondation.org