PIB crescerá se o Brasil diminuir a emissão de gases


Todos sabem que o país atravessa um período complicado na sua economia, e que todas as ideias para melhorar a situação são mais do que bem-vindas. Pois um estudo apresentado pelo Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC) à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, revelou que o Brasil pode crescer mais se conseguir reduzir as emissões de GEE – gases de efeito estufa.

O estudo foi coordenado pelos professores Luiz Pinguelli Rosa e Emilio La Rovere, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mostrando os resultados da pesquisa Implicações Econômicas e Sociais: Cenários de Mitigação de Gases de Efeito Estufa (IES-Brasil).

E o valor do “UP” que o PIB teria é significativo. A economia brasileira poderia gerar mais de 600 bilhões de reais que o projetado no período entre 2015 e 2030, se eliminasse os gases de efeito estufa em nosso território.

Como reduzir as emissões

O documento elaborou uma série de sugestões para diminuição dos gases:

* aumentando o uso de biocombustíveis e de investimentos no setor de transportes;

* investimento a agricultura de baixo carbono;

* incentivo ao carvão vegetal na siderurgia como alternativas para alavancar uma economia verde no país.

Evidentemente, os resultados, para se tornarem realidade, dependem da eficiência das ações e do bom humor da natureza.

“A gente colocou essa ferramenta na mão de um conjunto de pessoas do governo, das [organizações não governamentais] ONGs, do setor produtivo, centrais sindicais e, com isso, a gente teve uma discussão para formular diversos cenários. O que emerge daí [do estudo] são conhecimentos importantes para o debate sobre o futuro da economia brasileira”, afirmou Emilio La Rovere.

A metodologia apresentada no documento elabora cenários com etapas e condições de ação:

– MA1 (média ambição), exige 99 bilhões de investimentos entre os anos de 2015 e 2030;

– MA2 (alta ambição), o valor sobe para 372 bilhões, mesmo período.

Os dois cenários contemplam a elevação do PIB entre 182 bilhões (MA1) e 609 bilhões de reais no MA2. Valores acumulados entre 2015 e 2030.

“Nós trabalhamos essa questão de buscar a ciência para dialogar com o desafio que a área ambiental tem, que é expressivo, para desenvolver uma nova competência para o processo decisório de desenvolvimento. Hoje falta discutir nova governança do clima”, disse a ministra Izabella.

Leia também:

CONHEÇA OS SETORES QUE MAIS EMITEM GASES DE EFEITO ESTUFA NO BRASIL

META AMBICIOSA CONFIRMADA, DILMA QUER REDUZIR EMISSÃO DE GEE EM 43% ATÉ 2030

EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA NO BRASIL SOBEM ENTRE 2013 E 2014




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...