E se nós parássemos imediatamente de usar o petróleo como fonte de energia?


Talvez a Petrobras tivesse que mudar de área, mas o fato é que as energias renováveis podem gerar até 10 vezes mais empregos do que a proveniente de combustíveis fósseis.

Essa foi a conclusão do estudo do Centro de Pesquisa em Energia do Reino Unido (UKERC), após analisar o crescimento de empregos no Reino Unido, nos EUA e na China desde 2000: a energia gerada por termelétricas movidas a carvão mineral e gás criam de 0,1 a 0,2 empregos diretos por gigawatt/hora. A energia eólica gera de 0,05 a 0,5 empregos diretos por gigawatt/hora.

E mais: as energias renováveis e a eficiência energética criam até 1 emprego por gigawatt/hora a mais do que as usinas movidas a combustíveis fósseis em cenários em que a economia está em baixa. Obviamente, em momentos de recessão econômica, convém investir recursos públicos em setores que gerem mais empregos.

Dentre as conclusões listadas pelo Centro de Pesquisa, está a de que olhar para os empregos gerados na produção de energia através de fontes renováveis apenas como “empregos verdes” pode não ser suficiente, já que há outros benefícios, em se tratando de fontes renováveis. Os governos devem olhar além dos benefícios de curto prazo e considerar as energias renováveis e a eficiência energética como cruciais no remodelamento da economia como parte de uma estratégia mais ampla, do ponto de vista industrial e ambiental.

Para o Dr. Rob Gross, do Colégio Imperial de Londres, um dos autores do relatório, “O debate dos empregos verdes sempre foi problemático – seja porque tem sido discutido entre partes com interesses antagônicos, ou porque a análise é feita muito em curto prazo, ou com um panorama incompleto. Nosso relatório ajuda a explicar as questões e mostra que, em princípio, investimento em energias renováveis e eficiência energética pode criar empregos. Entretanto, as questões são complexas, e é melhor evitar conclusões simplistas.”

“No final das contas, é mais útil pensar sobre empregos considerando-se objetivos de longo prazo e os grandes desafios que temos enfrentados, como lidar com a mudança climática. Por isso é importante que nós pensemos sobre essas questões e que tipo de futuro queremos”, acrescentou.

Leia também:

Fonte foto: freeimages.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...