Solar Schools: Nos EUA a energia fotovoltaica chega às escolas

Solar Schools: Nos EUA

O Conselho Nacional de Recursos de Defesa (National Resources Defense Council NRDC- a organização ambiental americana com mais de um milhão de membros) lançou uma campanha para angariar fundos no site Indiegogo (www.indiegogo.com) para financiar a instalação de telhados solares em escolas e capacitar as comunidades locais, envolvendo-as nos projetos.

Com telhados fotovoltaicos as escolas podem economizar nas contas de luz e usar a economia para financiar programas educativos para os alunos. Assim como aconteceu com a Universidade de Delaware com a energia eólica, dando energia solar para as escolas, as comunidades locais se potencializam, melhorando os padrões educacionais dos jovens.

Com esta ideia, o Conselho lançou o programa Solar Schools, contando com a plataforma de crowdfunding Indiegogo para recolher os 54 mil dólares necessários para os primeiros projetos experimentais (3, talvez 5).

Quando tiverem arrecadado todo dinheiro necessário a NRDC envolverá as comunidades locais para definir os detalhes do projeto e buscará envolver ativistas, estudantes, pais e professores na empresa, com o sol ao poder da escola. Isso também fortalece a comunidade local.