Conheça os países líderes em sustentabilidade energética


Recentemente, foi liberado um levantamento que apresentou os 10 países que mais produzem energia de base renovável. Contudo, os dados do U.S. Energy Information Administration, detêm uma particularidade: permitem uma “leitura dupla”. Achou estranho? Bem, acompanhemos, primeiro, o “top 10 da produção de energia limpa”.

São eles:

  1. China;
  2. EUA;
  3. Brasil;
  4. Canadá;
  5. Rússia;
  6. Índia;
  7. Alemanha;
  8. Noruega;
  9. Japão;
  10. Espanha.

Sim, os dois primeiro lugares – e o terceiro, sem dúvidas – são surpreendentes para todos. Mas antes que você ache que China, ou os Estados Unidos são pioneiros em geração de energia limpa, lembre-se que esse posicionamento se refere ao total de energia renovável produzida, ou seja, isso significa que, em escala global, esses são os países que produzem mais energia limpa, em termos absolutos.

A face verdadeiramente sustentável

Agora, vamos ao que nos interessa: vamos analisar os dados em termos relativos, ou seja, ponderando o quantitativo de energia limpa em relação ao total de consumo da população local, para observar, de fato, quais os mais sustentáveis energeticamente. E aí, a coisa muda totalmente de figura. Vejamos – em bilhões de kilowatts:

  • China – Produz 801, mas consome 4208;
  • EUA – Produz 527 e consome 3883;
  • Brasil – Produz 459 e consome 479;
  • Canadá – Produz 392 e consome 552;
  • Rússia – Produz 167 e consome 869;
  • Índia – Produz 160 e consome 758;
  • Alemanha – Produz 126 e consome 538;
  • Noruega – Produz 121 e consome 111;
  • Japão – Produz 116 e consome 983;
  • Espanha – Produz 81 e consome 244.

Desse modo, podemos chegar à conclusão de que a China e a América são de fato os líderes em produção de energia de fonte renovável, mas que esse montante não chega nem perto de suprir a demanda de suas populações internas. A China apenas gera 19% do total do consumo energético e os EUA, 13%.

Os verdadeiros vencedores da energia sustentável

Apenas um país da lista produz 100% do que consome, de fonte energética renovável: a Noruega, medalha de ouro!

O caso de nosso país é bastante importante, já que a fonte hidroelétrica – que, apesar de polêmica, é renovável – gera 96% de seu consumo, medalha de prata! e o Canadá ficaria com a medalha de bronze, ao produzir 72% do total de demanda energética.

Talvez te interesse ler também:

AS 10 EMPRESAS MAIS VERDES DO MUNDO

ENERGIAS LIMPAS, ENERGIAS RENOVÁVEIS OU ENERGIAS ALTERNATIVAS?

SUSTENTABILIDADE NA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ABATE IMPOSTO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...