Conheça o ar condicionado que funciona sem energia elétrica


Naqueles dias de calor extremo, quem já não ouviu o comentário brincalhão “o ar condicionado foi a melhor invenção da humanidade”?

É verdade que o ar condicionado dá um grande alívio para nós em dias muito quentes. Mas a conta, depois, é alta. Não só financeiramente, mas, sobretudo, para o meio ambiente.

Há lugares que são muito quentes e não têm o luxo de ter energia elétrica “ilimitada”, como Daulatdia, em Bangladesh.

As 28 mil pessoas que moram no local sofrem com temperaturas que passam dos 45º C vivendo em casebres sem água corrente.

ar condicionado sem eletricidade 3

E foi da necessidade que veio a criatividade de criar um ar condicionado que funciona sem energia elétrica. O invento é feito usando um pedaço de papelão duro e garrafas plásticas recicladas. O papelão é furado e cada furo é preenchido com o fundo e o pescoço das garrafas cortadas. Depois de terminado o engenho, o painel é posicionado na frente de uma porta ou janela para produzir um efeito refrigerador, refrescando ambientes à temperaturas menores do que 12º C.

A explicação para o fenômeno é a seguinte: o ar quente entra pelas garrafas pelo lado e fora e, depois, manda um ar frio pela passagem do pescoço.

ar condicionado sem eletricidade 2

Além do efeito social da invenção, que melhora a qualidade de vida dos moradores de Daulatdia, a ação sustentável ajuda na reciclagem de materiais.

Confira no vídeo, a seguir, como funciona o ar condicionado:

Especialmente indicado para você:

UM AR-CONDICIONADO FOTOVOLTAICO E OFF-GRID

EGLOO: UM OBJETO DE ARGILA QUE AQUECE UM CÔMODO GASTANDO ALGUNS CENTAVOS

Fonte: razoesparaacreditar




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...