Grafeno: o material eco-friendly do futuro, dos smartphones ao fotovoltaico

  • atualizado: 

Grafeno: o material eco-friendly do futuro

Grafeno, uma das formas cristalinas do carbono, e sua "família, são a alternativa ecossustentável para a energia. Desde baterias para células solares, até o armazenamento de hidrogênio, todas as fontes de energia alternativa poderão ser beneficiadas por esses novos materiais.

Esta é a conclusão a que chegou uma pesquisa feita pelo Instituto Italiano de Tecnologia, o Conselho Nacional de Pesquisa, a Scuola Normale Superiore de Pisa e a Universidade de Cambridge, em colaboração com a Texas Instruments.

"A flexibilidade do grafeno, a sua grande superfície de contato e a estabilidade química, combinada com a suas excelentes condutividades elétrica e térmica, faz desse material um promissor catalisador em combustíveis e em células solares", explicam os autores.

A disseminação de dispositivos eletrônicos portáteis, e até mesmo endossáveis, torna necessário o uso de materiais flexíveis, que, no entanto, mantenham as suas propriedades ópticas e condutoras. Vários estudos anteriores já tinham identificado no grafeno o material de base para os smartphones do futuro.

Mas há ainda mais: o grafeno e os seus "primos" são materiais de duas dimensões e é por isso que todos eles têm uma área muito grande, que permite armazenar uma grande quantidade de energia (um grama de grafeno estendido, cobre 2.600 metros quadrados). O aumento desta eficiência representa um avanço significativo em termos de sustentabilidade ambiental.

Eles também têm uma condutividade elétrica incrível, que, aliás, pode ser ajustada a partir do externo e essa propriedade, além de torná-los promissores em eletrônica, poderia dar um impulso ao setor fotovoltaico, que ainda sofre com dificuldades técnicas devido à uma eficiência não totalmente comparável às das fontes de energia convencionais (não-renováveis).

Segundo os autores, portanto, o futuro green está nos materiais verdes, como o grafeno. O trabalho foi publicado na revista Science.

Leia também: Zeoform: o novo material sustentável, produzido apenas com papel usado

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!