MPF inicia campanha pela conservação do Rio Paraíba do Sul

campanha pela conservação do Rio Paraíba do Sul

No último dia 29, o Ministério Público Federal lançou a campanha No Fluxo da Vida, Cada Gota Conta, em Campos dos Goytacazes, no norte do estado do Rio de Janeiro. A iniciativa tem por objetivo é promover uma mudança na relação das pessoas com os recursos hídricos, de modo a despertar consciências e ações individuais, para lutar em favor de uma iminente escassez de água. Assim, acabará a ilusão, bastante difundida, de que a água é inesgotável.

O evento contou com um grande histórico do Rio Paraíba do Sul, estrela do projeto. Isso serve para dar às pessoas uma noção aproximada de como tem se comportado o rio no decorrer dos tempos; tudo isso só enfatiza a gravidade do momento atual, no qual o nível do Rio está muito baixo, e já é o menor da história.

A escolha da cidade de Campos para iniciar a campanha se deve à importância que o Rio Paraíba do Sul tem para a vida dos moradores do município. Um relatório, divulgado em março deste ano pela ONU, revelou que 768 milhões de pessoas em todo o planeta não têm acesso a água potável. O texto apresentado pelo órgão também prevê que, se não forem feitas intervenções que busquem reduzir a degradação ambiental, esse número pode chegar a 2,3 bilhões até 2050.

A ideia é levar a campanha para outras cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo.

Leia também: Como economizar água em casa: conselhos de especialistas

Fonte foto: wikipedia.org