Em Nova Iorque, uma antiga ferrovia é hoje um fantástico parque Zen

Nova Iorque, uma antiga ferrovia é hoje um fantástico parque

Certamente um dos parques urbanos mais interessantes do mundo. Onde havia uma ferrovia abandonada...agora há um maravilhoso jardim Zen cercado pelo silêncio e no coração da Big Apple. O parque já estava ótimo como estava, mas agora o High Line de Nova Iorque está finalmente pronto. A terceira fase de remodelação foi levada a termo, dando aos moradores e turistas um lugar novo, e fantástico!, para passar alguns momentos de relaxamento em meio ao verde do Meatpacking District.

Localizado na parte oeste de Manhattan, o belo parque foi criado sobre as ruínas de uma velha estação férrea elevada, inicialmente projetada para o transporte de carne.

A inauguração da terceira fase da obra aconteceu no último sábado com uma cerimônia colorida realizada ao longo da West 31st Street, na presença dos fundadores do Friends of the High Line, Joshua David e Robert Hammond, os responsáveis por terem dado vida àquelas ruínas.

O parque começa no final da estação norte da High Line anterior, entre a West 30th Street e a 10th Avenue, até 12th Avenue, com vista para o rio Hudson, e tem uma nova entrada na West 34th Street, em frente ao Javits Center. Esta última tem uma peculiaridade: é a única em todo o parque que não possui acesso elevado, e sim no nível da rua.

A primeira fase do High Line foi inaugurada em 2009, enquanto a segunda foi concluída em 2011. Agora, com a terceira parte concluída, o parque adquiriu um total de 2,3 km de áreas verdes e de relaxamento com vista para a cidade. Hoje, com os trabalhos findos, o parque vai da Gansevoort Street, atravessa o pequeno bairro Meatpacking e chega à 34th, entre a 10th e 12th Avenues.

No interior existem inúmeras espécies de plantas, algumas das quais mudam de acordo com a época. Foram traçados novos caminhos pedonais e ciclovias, indicados por diferentes sinais coloridos, projetados para adultos e crianças.

Entre as novidades recém inauguradas também encontra-se a Pershing Square Beams, uma área fechada, nas proximidades da 11th Avenue, de onde foi retirada uma ponte de concreto para mostrar as velhas vigas originais da High Line, agora revestidas de silicone e inseridas em uma área de recreação para crianças.

O parque está aberto diariamente e organiza eventos como concertos, aulas de yoga e atividades para crianças.

Então tá! Quando formos para Nova Iorque, por lá passaremos :)

Leia também: 10 lindos parques urbanos no mundo

Fonte fotos: flickr