Chuvas no Rio: tragédia que se repete todo ano. Tristeza não tem fim


Todo mundo está acompanhando atônito mais essa tragédia que ocorre no Rio de Janeiro. Não só pessoas perderam bens pessoais – até mesmo tudo o que tinham -, como vidas humanas foram levadas por essa enxurrada desastrosa.

Infelizmente, a vida da população parece não fazer parte da lista de políticas públicas, a qual, aliás, anda minguando. Todo ano, em época de chuva, a história se repete. Já não cola mais os políticos declararem que a “natureza foi implacável” mais uma vez. Se todo ano a história se repete, são necessárias ações preventivas que minimizem ou evitem os estragos provocados pelas chuvas.

Contra tragédias: ZERO centavo investido

O Globo investigou o quanto a prefeitura do Rio de Janeiro investiu em manutenção de drenagem urbana e na contenção de encostas em 2019. A descoberta é revoltante: ZERO centavo!

Apesar de não ter sido investido nem um centavo, foram pagos R$ 8.297.106,09 para empreiteiras contratadas para executarem serviços de drenagem, as quais quitaram faturas por serviços prestados em 2018. Isso significa que, durante todo o verão – época do ano em que é sabido que cai muita água do céu – a então Secretaria de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma) não autorizou novas despesas entre janeiro e o início de abril de 2019. Aliás, a verba para esse tipo de serviço só vem caindo nos últimos anos.

O programa de Controle de Enchentes do município informou que os R$ 208 mil empenhados em 2019 foram usados para desobstruir bueiros, isto é, empregado para uma mediada paliativa e que não tem foco em prevenção.

Problema sem solução

Parece que estamos longe de uma solução que vise a melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos e que valorize a vida.

Quando houve a tragédia em São Paulo provocada pela chuva, o GreenMe alertou para o problema, que se repete, agora, no Rio.

Quantas cidades mais e quantas vidas mais precisarão ser afogadas no mar de incompetência dos nossos gestores públicos?

Talvez te interesse ler também:

#SAMPASEMROJÃO: STF SUSPENDE LEI QUE PROIBIA FOGOS DE ARTIFÍCIO EM SP

EM ITAPEMIRIM, CADA CRIANÇA QUE NASCE, RECEBE UMA ÁRVORE!

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO PODERÃO ENTRAR NOS HOSPITAIS DO RIO DE JANEIRO PARA VISITAR OS PACIENTES!




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...