Incêndio no Rio de Janeiro é um alerta para não soltar balões


Esta época do ano, no Brasil, é o momento da seca e das festas juninas e julinas. Chove pouco e as fogueiras são feitas para iluminar os festejos. Por isso mesmo, o perigo dos incêndios aumenta ainda mais nestes meses do ano.

Outra causa de incêndios são os populares balões. Eles podem causar fogo em casas e florestas. Ou seja, um perigo para as pessoas e a natureza.

Quando acontece algum problema com o balão, os danos são praticamente inevitáveis, além de poder causar queimaduras em quem se arrisca a soltá-lo. No vídeo a seguir, publicado pelo site Biologia Total, é possível ver os perigos provocados por um balão.

Imagine uma explosão causada por um balão atingindo um bairro residencial ou uma mata? As proporções e consequências de um incêndio são incalculáveis! O tenente Abdias Fernando Sales, do 6º Grupamento de Bombeiros da Baixada Santista, alerta que: “A partir do momento em que o balão é solto, o indivíduo não tem mais o controle sobre ele. O objeto pode muito bem cair em qualquer área de risco. E assim facilmente começar um incêndio que pode fugir do controle. A partir daí, a população e os patrimônios correm riscos iminentes“, divulga o jornal A Tribuna.

Saiba que soltar balões, pela legislação brasileira, é um crime ambiental. O responsável pode pagar multa e até ir para a prisão.

Incêndio no Rio de Janeiro

Nesse domingo, um incêndio atingiu o telhado do pavilhão 3 do Riocentro, localizado no bairro de Jacarepaguá. A causa foi um balão, segundo informou a assessoria de imprensa do Riocentro ao Extra. Por sorte, não houve feridos.

Não é a primeira vez que esse tipo de incidente ocorre no Riocentro. Em 2017, um balão caiu no telhado do pavilhão 2, o que levou a empresa a deixar um funcionário de plantão para monitorar o céu e acionar o Corpo de Bombeiros.

O telhado conta uma manta impermeabilizante que ajuda a retardar incêndios. Mas, mesmo assim, os bombeiros tiveram dificuldades para conter o fogo.

Foi postado um vídeo nas redes sociais que mostra a altura das chamas, o que assustou os moradores da região. Um deles conta que viu o balão sobrevoando a região e quase encostando nos prédios antes de cair no telhado.

O Globo havia feito uma reportagem em maio sobre 12 balões que caíram, em 2017, no local. Há um ano, também, um balão destruiu parte do Velódromo do Parque Olímpico do Rio, localizado próximo ao Riocentro.

Seja consciente!

São muitos os casos de balões que provocam acidentes e poucas as investigações que chegam à apuração dos responsáveis. Então, temos que contar com a informação como a melhor ferramenta para prevenir que as pessoas soltem balões.

Além de crime, soltar balões expõe vidas humanas a riscos e também afeta sobremaneira o meio ambiente. Seja consciente: não solte balões e denuncie essa prática. Todos podem curtir as festas de junho e julho com alegria e beleza sem riscos.




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...