Uma planta que devora a poluição do ar e limpa a cidade

  • atualizado: 
lonicera

Pode uma planta limpar a poluição do ar? Em Amsterdã estão testando uma nova metodologia green que promete filtrar a poluição atmosférica urbana.

Na cidade holandesa, assim como em todas as outras capitais do mundo, há um nível muito alto de poluição atmosférica. Mas ali, os pesquisadores estão convencidos de que a solução para salvar o meio ambiente e a saúde pública pode vir nas plantas. E estão trabalhando para isso.

Há tempos se sabe que as plantas podem melhorar a qualidade do ar. A hera, por exemplo, é conhecida por sua capacidade de reduzir partículas poluentes e dióxido de nitrôgenio, mas existe um certo tipo de planta do gênero Lonicera, da família das Caprifoliaceae, que pode ser capaz de operar reduções de partículas ainda maiores.

Pesquisadores da AMS Institute, do MyEarth e Wageningen UR, estão estudando esta planta que se alimenta de dióxido de carbono. Seu nome é Green Junkie.

Na prática, a sociedade holandesa MyEarth criou um composto orgânico especial feito de resíduos vegetais que lhe permitiu modificar um gene da Green Junkie aumentando seus pelos com o objetivo de capturar muito mais poluentes.

amsterda planta poluicao 1

Agora começaram os testes com a planta, nos pontos mais críticos das ruas da capital holandesa, cidade que está tentando resolver todos os seus problemas ambientais e sociais com a chave da sustentabilidade.

amsterda planta poluicao 2

Leia mais sobre poluição nas cidades: 

seta

SÓ COM MENOS CARROS NAS RUAS POLUIÇÃO DIMINUIRÁ

setaESTUDO DA OMS ALERTA SOBRE ALTOS NÍVEIS DE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

setaPOLUIÇÃO PODE ESTAR RELACIONADA A CASOS DE ALZHEIMER