Em Paris é lei: pode plantar hortas e jardins onde quiser!


Paris quer se tornar uma cidade-jardim. Graças a uma nova lei o cidadão pode solicitar uma autorização para cultivar onde quiser na cidade, e assim deixar tudo mais verde, o que nem sempre é possível pela falta de espaço.

Os parisienses poderão pegar um pedaço de terra pública para fazerem jardins, hortas, para cuidarem de plantas, cultivarem alimentos, flores, árvores.

As autorizações terão duração de três anos, com possibilidade de renovação.

Um canteiro abandonado poderá vir a ser um jardim de flores, com instalações de plantas e jardins verticais, assim a cidade, além de mais bonita, ficará mais respirável e dentro de um projeto de participação popular que promove a socialização, o senso de civilidade e o amor à natureza.

paris cidade jardim 1

paris cidade jardim 2

paris cidade jardim 3

Quem tiver o seu próprio espaço privado, obviamente, não precisa solicitar uma autorização. No entanto, para plantar no espaço privado dos outros, deve-se entrar em contato com o respectivo proprietário.

A intenção da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, é a de conseguir criar 100 hectares de paredes e telhados verdes em até 2020.

Para respeitar o meio ambiente é necessário cultivar de forma sustentável: evitar pesticidas, inseticidas e herbicidas, utilizar apenas métodos naturais e ajudar a promover a biodiversidade, considerando também na estética da cidade.

paris cidade jardim 4

paris cidade jardim 5

E se você acha que os parisienses deixaram essa história quieta por uma eventual burocracia para conseguir a autorização, saiba que os pedidos serão feitos on line e a permissão deverá chegar dentro de um mês.

Leia mais sobre cidades:

GUERRILLA GARDENING EM BERLIM: CAPITAL DA HORTA PARA TODOS

HORTUM MACHINA: HORTA AMBULANTE PELAS RUAS DE LONDRES

SUSTAINABLE CITIES INDEX 2016: ESTAS SÃO AS CIDADES MAIS SUSTENTÁVEIS DO MUNDO




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...