We app heroes: economia solidária no Rio de Janeiro


Imagine um aplicativo para celular que conecta pessoas que têm em comum o interesse por soluções sustentáveis para os problemas urbanos. Pois essa rede do bem já existe e está sendo conduzida por especialistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Fundação Getúlio Vargas.

O app “We App Heroes” tem o objetivo de conectar pessoas que moram na mesma cidade para buscarem juntas soluções para os problemas que as afetam localmente. Com a ajuda do app, os moradores podem tirar dúvidas e se unirem na implementação de projetos sustentáveis para a sua cidade.

O app, que foi anunciado em setembro deste ano pelo Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO +), oferece interação on line, como qualquer outra rede social, com o foco em alinhar ações locais com os objetivos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Embora esteja, ainda, em fase de teste, este mês deve ser lançado oficialmente para ser avaliado pelo usuários.

we app heroes 2

Através do app, os usuários poderão implementar ações como hortas comunitárias, mutirão de limpeza, cursos para a comunidade, carona solidária, além de poderem solicitar ajuda para a realização das atividades.

O app conecta pessoas para implementar uma rede de economia colaborativa com vistas a reduzir os custos ambientais e socioeconômicos que afetam a todos, fortalecendo os vínculos comunitários com ações solidárias.

Os usuários registrados são avaliados por todos os demais por meio de um histórico de registro de atividades, uma forma de estimular que as pessoas se envolvam positivamente com os projetos.

Que tal levar essa ideia adiante para a sua cidade? A tecnologia pode despertar a atenção do setor público ou de muitas empresas e pessoas interessadas em fazerem do local onde moram um espaço melhor para se viver.

Clique para acessar o site oficial do projeto.

Especialmente indicado para você:

ESPANHA: DESCOBRINDO AS CITTASLOW, CIDADES ONDE SE VIVE MELHOR

VOCÊ JÁ PENSOU EM ADOTAR UMA PRAÇA NA SUA CIDADE?




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...