A Copa está chegando e a água está faltando

água está faltando dem Brasil

A menos de um mês da Copa do Mundo de 2014 – a competição tem início no dia 12 de junho – e a impressão que se tem é a seguinte: quanto menos tempo falta, mais os recursos hídricos nacionais escoam pelo ralo e vão escasseando. Incrível que isso ocorra em um país com a quantidade de água doce que o Brasil possui. Por conta dos riscos, cada vez mais próximos de racionamento e falta de água, muitos questionamentos e pressões têm sido levantados e exercidos sobre o poder público.

Dilma no Ceará: promessas para a Transposição do São Francisco

Em ano eleitoral, como todos sabemos, o que mais ouvimos são promessas. Seguindo o padrão, a presidente Dilma Rousseff, em evento oficial no estado do Ceará, realizado dia 13 de maio, fez a promessa de concluir a área chamada de Eixo Norte da polêmica transposição do rio São Francisco ainda neste ano.

Leia também: Como iniciar a transposição de um rio em cinco passos

Recordar é importante

O ex-presidente Lula, por sua vez, esteve no fim de 2010, ao final de seu segundo mandato, asseverando que “apenas um dilúvio” não permitiria que parte da obra fosse concluída até... 2012. Bem, com ou sem ira divina, o fato é que, como se sabe, toda a obra está atrasada e longe de qualquer conclusão em seus mais de 400 km de extensão.

Dilma tenta suavizar o tom das cobranças, ponderando que o atraso se deve à vastidão e complexidade dessa obra, que é a maior aposta infraestrutural destinada à região Nordeste do país e ainda critica a situação paulistana, dizendo que é possível planejar e investir para impedir a escassez d'água.

A conclusão que fica é: Copa vai ter! resta saber se terá água nas torneiras de São Paulo durante o evento.