São Paulo vegetariana: um guia dos restaurantes cruelty free na maior cidade do país


Sou moradora de São Paulo desde que nasci e a parte mais legal de estar em uma cidade a tanto tempo, trocando e aprendendo, é que se pode ver as mudanças pelas quais ela vai passando, tanto físicas, com as construções de edifícios cada vez maiores, a disponibilização das ciclo faixas, os corredores de ônibus, quanto na parte social e cultural, com a alteração do comércio, da forma de divulgar produtos, e até do consumo.

O ano de 2015 foi definitivamente um ano intenso e cheio de mudanças, é interessante acompanhá-las para perceber melhor o movimento e desenvolvimento da maior cidade do país.

Eu como vegetariana, amante de orgânicos e interessada nos cuidados aos animais, mergulhei de cabeça nas mudanças que estavam acontecendo na cidade relacionadas aos temas. A quantidade de ONGs relacionadas ao veganismo e aos cuidados com os animais aumentaram, assim como feiras orgânicas, a conscientização sobre o consumo e os maus-tratos com os animais também.

O veganismo além de ser uma dieta alimentar, é uma filosofia e um estilo de vida, que procura, na medida do possível e praticável, excluir todas as formas de exploração e crueldade contra animais, sendo na alimentação, vestuário ou qualquer outra finalidade. Os veganos preocupam-se assim, com os cuidados com os animais, com o meio ambiente, com o que é degradado para a construção de pastos para a criação de gados ou porcos e procuram promover o desenvolvimento e uso de alternativas livres de origem animal para benefício de humanos, animais e meio ambiente.

Neste ano foi realizada a feira vegana junina no parque da água branca, com um bocado de comida, até mesmo a famosa coxinha de jaca! Ainda no mês de dezembro tiveram finais de semana com opções veganas: enquanto na paulista rolava o evento do Move Institute com comida, roupa, plantas a venda, em Pinheiros acontecia o Festival Gastronômico Vegano, organizado pelo João Gordo.

Os eventos foram ótimos! Mas se quem não conseguiu ir ainda pode encontrar as comidinhas deliciosas em alguns restaurantes que estão começando a seguir a dieta também, como por exemplo:

foto

Gopala Madhava

O restaurante focado em cozinha lactovegetariana contemporânea com um toque especial de elementos da culinária indiana, como o ghee, a massala e o dahl, existe em São Paulo há cerca de 20 anos. O restaurante localizado na R. Antônio Carlos, 413 – Consolação, serve duas opções de refeição com salada, prato principal, suco e sobremesa.

Tradicional Casa do Mate

O espaço localizado na Av. São João, ótimo para petiscos, cheia de pequenas opções de salgados veganos e comida saudável, inclusive a famosa coxinha de jaca. Localizada na Av. São João, 544

Super Natural

Além de restaurante, é muito conhecido por seu café orgânico, sucos naturais e detox, bolinhos integrais e cheios de castanhas antioxidantes saem da cafeteria. Apresentam para o público um buffet diário cheio de opções maravilhosas, tanto veganas quanto vegetarianas. Localizado na R. Augusta, 2992 – Cerqueira César.

Dona Vitamina

Voltado para uma alimentação mais saudável. O espaço prepara pratos tanto com quanto sem carne, entre suas opções muitas são vegetarianas ou veganas. Localizado na R. Mateus Grou, 152 – Pinheiros

Vegacy

Localizado no coração da Rua Augusta, 2030, o restaurante vegano é frequentado por um público jovem. O local atua tanto com serviço de bufê quanto como lanchonete.

Encanto Natural

Além dos pratos veganos e vegetarianos elaborados no restaurante, o espaço delicioso se destaca por seu jardim, livraria e brinquedoteca. Localizado na Zona Sul de São Paulo, mais precisamente na R. Américo Brasiliense, 1216 – Chácara Santo Antonio.

Maoz Vegetarian

Um FastFood localizado na R. Augusta, 1523 – Consolação, veio desde a Holanda e trazendo falafel, com diversos complementos e uma batata deliciosa, entre outros.

Barão Natural

Entre os restaurantes citados, o Barão Natural é o que tem o maior número de filiais, sendo duas em Pinheiros, na Rua Mateus Grou, 72, e Rua João Moura, 861, uma nos Campos Eliseos na Alamenda Barão de Limeira 1090, e a outra no Tatuapé, na Rua Coelho, 355. Claro que quantidade não é qualidade, mas esse restaurante vegetariano realmente é muito bom e famoso por seus preços acessíveis. Cada unidade apresenta cardápios diferentes, todas com maravilhosas variedades vegetarianas e veganas.

Delicari

Localizado na Av. Higienópolis, 618, Consolação, se encontra a fábrica de iogurtes e sorvetes produzidos com ingredientes naturais, sem conservantes ou corantes. Os sabores são variados e todos muito gostosos!

Casa Prema

O espaço destinado tanto para restaurante lactovegetariano quanto para prática de ioga se localiza na Av. Eusébio Matoso, 246, Pinheiros. O buffet é cobrado por quilo e conta com comida caseira e os pratos como feijoada vegetariana, o nhoque de batata e vatapá de algas.

Vegg’s

O Restaurante serve almoço diariamente na Rua Padre Machado, 51. Um Buffet com opções veganas e vegetarianas é apresentado para aqueles que vão ao restaurante, com feijoada e bacalhoada à base de soja

Apfel

O restaurante vegetariano existe há mais de 25 anos em São Paulo, sempre trabalhando com comida orgânica. Suas duas unidades respeitam a produção sazonal dos alimentos e a preservação dos recursos ambientais. A unidade centro, localizada na Rua Dom José de Barros, 99, conta com bufê enquanto no Jardins, Rua Bela Cintra, 1343, servem pratos como moqueca de tofu, nhoque de beterraba, vatapá e feijoada vegetariana.

Casa Jaya

Conhecido como um espaço eco cultural focado no bem estar, e na sustentabilidade, a casa disponibiliza diversos quartos para apresentações de músicas, jogos de consciência e aulas de práticas corporais, é também conhecido pelo almoço servido diariamente e as delícias saudáveis que saem da lanchonete, além claro, de ter um dia na semana disponibilizado para a pizzada vegana. A linda casinha se localiza na Rua Capote Valente, 305.

Veggies na Praça

Com a febre do food truck, não podia faltar um especial para os veganos! Lançado há pouco tempo, o truck muda seu cardápio toda semana. Podem ser encontrados na R. Alagoas, 493 – Higienópolis

Goshala Restaurante

O restaurante lactovegetariano, localizado na Rua dos Pinheiros, 267 preza por pratos com grãos, cereais, legumes, verduras, frutas frescas e secas, ervas, lácteos e especiarias, entre outros, todos super saborosos!

Lar Vegetariano

Além de vegetariano, é 0% lactose, o restaurante localizado na Rua Venâncio Aires, 797 além de ter buffet, serve salgados deliciosos e até pizza, feita com tapioca ou massa comum! Contam inclusive com sistema delivery nos finais de semana.

Taste and See

O restaurante lactovegetariano se encontra na Alameda Raja Gabaglia, 254, conhecido por alterar seu cardápio diariamente, dando preferência aos veganos e serve pratos desde o café da manhã, almoço e pequenos doces e lanches. O serviço à la carte e conta com quatro opções de pratos, desde a salada até a sobremesa. A água é cortesia da casa.

VegeTao

O espaço vegetariano funciona apenas no período do almoço e tem opções deliciosas para os veganos. Além disso, oferece cursos e abre para eventos. É possível encontrar o restaurante na R. Dr. Diogo de Faria, 568.

Le Manjue

O restaurante localizado na Rua Domingos Fernandes, 608, se diferencia dos outros por incluir uma horta orgânica, e utiliza suas plantações nos pratos servidos, sendo assim, muitos dos alimentos servidos são orgânicos, vegetarianos, ou veganos. Além disso, cursos de culinária são ministrados no local.

Goa Vegetariano

O restaurante ovolactovegetariano não é só bonito de se olhar, mas a comida é deliciosa! Apresentam em seu dia a dia os mais variados pratos, alterando constantemente seu prato principal. O restaurante se localiza na Rua Cônego Eugênio Leite, 1152.

Anna Prem

Restaurante 100% vegano localizado na Rua Muniz de Sousa, 1114, funciona como restaurante self service no horário do almoço e como lanchonete, além de vender uma série de produtos naturais.

Arte Vegan

O lugar começou como uma loja de camisetas veganas e com o tempo se tornou um centro de divulgação da luta pelo direito dos animais. Atualmente vendem uma série de produtos veganos, além de terem comidinhas e bebidas na hora do almoço. Localizado na Avenida São João 439, 3º andar – lj 429 (Galeria do Rock).

Banana Verde

Numa rua tranquila e arborizada na Vila Madalena, o restaurante preza pela cozinha natural contemporânea, sem carne, mas com potencial para satisfazer paladares exigentes. Bobó de cogumelos, quiches e risotos são alguns dos pratos do menu.

Vrinda

Um centro cultural bem diversificado, com uma quantidade enorme de atividades e cursos disponíveis, além claro, da comida maravilhosa do restaurante que funciona nos almoços e na lanchonete. Localizado na Rua Muniz de Souza, 774.

Estes são alguns dos restaurantes espalhados por São Paulo que tem opções vegana.

O ano de 2016 não fica para trás e já em fevereiro vai rolar o II Festival Gastronômico Vegano!!

E isso, não é só em São Paulo, o movimento de conscientização está crescendo no Brasil! E também não são só os adultos que estão se conscientizando, mas as crianças também!

Se antes era difícil ser vegano por falta de opção, agora isso não é mais um problema!

Espero que desfrutem os cantinhos e comidinhas deliciosas da cidade!

Fontes: veganismo e hypness




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...