Desafios de um empresário no Brasil: crise hídrica e apagões


Impostos, burocracia, concorrência… são muitos os desafios de um empresário no Brasil. E a lista de dificuldades ganhou reforços de peso, com a escassez de água e de energia em determinados pontos das principais cidades brasileiras, principalmente São Paulo.

Tudo isso tem preocupado enormemente os empresários e afetado o faturamento de seus negócios, levando-os a ficar realmente apavorados. Organizações de comerciantes, como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel-SP – já buscava chamar atenção para a questão da falta de água, sem sucesso. Com a falta de gestão séria para a crise, as críticas ao poder público só fizeram aumentar.

A falta de luz que tem ocorrido com frequência também é um duro golpe nos comerciantes, que não sabem como se organizar para seu dia de trabalho, além de obter prejuízos significativos.

Bem, já que o poder público não tem tido atuação satisfatória, os próprios empresários criam estratégias para a economia de água e energia, tais como o uso de pano, e não de lavagem direta do espaço físico, uso de máquinas de lavagem que usam menos água, reaproveitamento da água, máquina de café em cápsulas, entre outros.

A indústria, sobretudo a de setores que demandam alto uso de água, como a de cosméticos e a alimentícia, também têm precisado ser criativa no que tange à utilização do recurso natural. Se a água afeta alguns setores, a crise de energia consegue o feito de prejudicar toda a produção nacional; afinal, sem eletricidade, não há funcionamento de um parque industrial, qualquer que seja a área.

Instituições como a FecomercioSP, que ainda é cautelosa ao analisar os quadros da crise hídrica e apagões, criou uma cartilha a fim de orientar os empresários a utilizar melhor a água e a energia.

Todos estão vendo que o crescimento econômico deve passar pela questão fundamental que é o uso dos recursos naturais. Pelo menos no que se refere à São Paulo, a nomeação de como Secretária do Meio Ambiente, já sinaliza que este estado, ao menos, está levando o problema a sério. Porém há muito trabalho a ser feito e todos esperam pelos resultados que, em matéria ambiental, podem demorar um pouco, enquanto as ações que poderiam evitar o colapso, deveriam ter sido tomadas ontem.

E assim vamos…esperando que o pior não aconteça.

Leia também: Fim da crise hídrica em São Paulo?

Fonte foto: freeimages.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...