Prefeituras do país se reúnem para criar estratégias sustentáveis da ODS em 2015


Iniciou nessa última segunda-feira, a 66ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Campinas – SP, que reuniu prefeitos de todo o país para discutir estratégias a ser adotadas pelos municípios para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015.

A discussão propôs questões como erradicação da pobreza, industrialização, emprego, infraestrutura, mudanças climáticas, sustentabilidade ambiental, entre outros temas relevantes e que serão estratégias anunciadas pela ONU nos “17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” (ODS), em setembro de 2015, na próxima Assembleia Geral das Nações Unidas.

A reunião contou ainda com a presença de Haroldo Machado Filho, da ONU, que enfatizou a importância nos últimos anos dos debates entre governos e universidades, e ainda a participação do setor privado, que em conjunto vem tentando discutir os mesmos objetivos acerca da questão.

Várias foram as opiniões e ideias para implementar sustentabilidade nas cidades. Para o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, a estratégia é que a Capital olhe para o lado social das questões, além do ecológico; comentou ainda, as mudanças de mobilidade implantadas na cidade.

Segundo o prefeito, os ônibus da cidade de São Paulo tiveram um aumento de 50% de velocidade, que favoreceu o transporte público e amenizou 2 toneladas diárias da emissão de monóxido de carbono, e fez cair as queixas da população em 48%, além da demarcação de ciclovias, espalhadas pela cidade.

Já o prefeito de Belo Horizonte – MG, Márcio Lacerda ressaltou a importância de sustentabilidade ambiental para nossa sobrevivência, além das questões ambientais. Será esse pensamento que a ODS tenderá defender na apresentação de suas metas, no próximo ano.

Leia também: São Paulo será a metrópole mais sustentável do Brasil?

Fonte foto: freeimages.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...