Livro premiado com o Jabuti 2014 revela risco de extinção de bromélias

Livro  revela risco de extinção de bromélias

Um extenso trabalho científico acaba de ser premiado na edição 2014 do Prêmio Jabuti. Trata-se do Livro Vermelho da Flora do Brasil, que traz à tona uma questão muito importante: as espécies vegetais mais ameaçadas de extinção no nosso país.

O trabalho, laureado na categoria Ciências Naturais, revela índices alarmantes: 4.613 espécies da flora do Brasil estão sob ameaça de extinção. Em primeiro lugar, temos as bromélias, depois orquídeas, girassóis e margaridas.

A dupla de pesquisadores-chefes, Gustavo Martinelli e Miguel Ávila Moraes, à frente de uma equipe de cerca de 200 cientistas que trabalharam ao longo de 2 anos na pesquisa para o levantamento de dados, concluiu a obra que resultou em 1.102 páginas recheada de textos e imagens fantásticas.

Por que as bromélias e outras espécies estão ameaçadas de extinção? Muitas ameaças decorrentes da ação humana podem estar envolvidas no processo de extinção de algumas espécies da flora brasileira: agronegócio, desmatamento, extrativismo, entre outros, são os pontos de efeito mais danosos à flora.

Objetivos da obra

Um dos grandes objetivos do Livro Vermelho da Flora do Brasil é dar argumentos e pontos de partida para tomadores de decisão, a fim de que possam combater, mais efetivamente, toda a degradação, não só de bromélias, orquídeas, girassois e margaridas, mas também de toda a riquíssima flora brasileira. Além disso, servirá para enriquecer os mais diversos trabalhos de pesquisa sobre a flora e taxonomia http://pt.wikipedia.org/wiki/Taxonomia.

Acesse aqui a Lista Vermelha do CNCFlora que avalia o risco de extinção das espécies da flora brasileira, classificando-as nas categorias Vulnerável (VU), Em Perigo (EN) e Criticamente em Perigo (CR).

Leia também: Financiamento para a preservação: luz no fim do túnel para a Mata Atlântica?

Fonte foto: freeimages.com