Brasil tem a maior floresta nativa de Bambu do mundo

  • atualizado: 
floresta de Bambu Brasil

O Bambu é um vegetal surpreendente! Além de sua resistência e do seu vigoroso desenvolvimento, essa planta tem milhares de finalidades e utilidades.

Para nossa alegria, no Acre temos 4 milhões e meio de hectares de Bambu!

Nesse contexto, entidades brasileiras agroeconômicas vêm pesquisando e planejando como expandir a produção e utilização da matéria-prima do Bambu na cadeia produtiva em diversas áreas de nossa existência, desde decoração até alimentação.

Saiba mais sobre as qualidades, benefícios e utilidades do Bambu.

1. A importância do Bambu

Em entrevista com Mara Régia, no programa Natureza Viva da rádio EBC, o chefe-geral e diretor da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) do Acre, Eufran Ferreira do Amaral, contou por que é importante investir na expansão do cultivo do Bambu e na utilização desse vegetal como matéria-prima em muitos produtos. 

Ele disse que sua paixão dele pelo Bambu teve início quando esteve na Colômbia, há 6 anos, onde presenciou um bem sucedido cultivo e cadeia produtiva do Bambu. De lá para cá, seu interesse e pesquisa pelo Bambu se intensificou, e como resultado, ele ampliou seu conhecimento sobre esse precioso vegetal, o qual compartilhou na entrevista da rádio.

Ele contou que o Bambu tem mais de 2 mil utilidades e ainda por cima essa planta transmite ensinamentos espirituais, nos ensinando resiliência, união e humildade. Saiba mais sobre a sabedoria do Bambu em:

2. Potencial socioeconômico do Bambu

Por outro lado, Eufran Ferreira do Amaral relatou que o enorme potencial do Bambu tem despertado a atenção e interesse do governo do Estado do Acre, de empresários e pesquisadores que têm investido em estudos e investimentos para o cultivo e utilização dessa planta.

No aspecto socioeconômico, várias iniciativas têm sido realizadas para o avanço da cadeia produtiva do Bambu, tais como:

  • Seminário Internacional do Brasil, buscando promover maior interação e divulgação das pesquisas sobre o Bambu
  • Edição do Livro Bambus do Brasil e em pdf, produzidos pela equipe de pesquisadores da Embrapa, encarregada pelo CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e que trata da pesquisa brasileira sobre o Bambu em áreas tecnológica, ambiental e social
  • Ações dos Ministério da Agricultura e Sebrae visando a Cadeia sustentável da matéria-prima do Bambu
  • O empenho do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para realização de empreendimentos com o Bambu
  • A pesquisa e descoberta das várias utilidades do Bambu, como: farinha de Bambu, pratos típicos (com o broto alimentício do Bambu),  instrumentos musicais, cestos, artesanato, luminárias, cadeiras, mesas, móveis, utensílios domésticos, construção civil e arquitetura sustentável.

Tudo isso é viável porque o Bambu se desenvolve de forma abundante, bem enraizada e rápida, quando se vê, essa planta cresceu 20 a 30 metros em 1 ano! 

3. A maior floresta nativa de Bambu do mundo

Nosso país possui a maior floresta nativa de Bambu do mundo!

Conforme explicou Patrícia Drumond, chefe-adjunta da área de tecnologia da Embrapa para a Agência AC, há na Terra 22 milhões de hectares de plantações de Bambu, sendo que 9 milhões estão na América do Sul nos territórios do Peru, Brasil e da Bolívia. Destes, somente no Acre, existem 4,5 milhões de hectares!

4. Bambu: alta capacidade de renovação e produtividade!

Devido à sua grande capacidade de adaptação, renovação e produtividade, o Bambu é uma excelente alternativa de trabalho e renda, promovendo desenvolvimento sustentável e inclusão social

Todo esse potencial do Bambu se deve ao seu alto grau de regeneração após o corte e vida perene, pois pode viver até cem anos. Além disso, os produtos feitos com esse vegetal têm alta durabilidade e, ainda contam com a vantagem de terem baixo custo.

Outro benefício que o Bambu proporciona é que é uma planta tropical renovável e sustentável, por produzir anualmente, sem a necessidade de replantio e ainda é um poderoso vegetal que retira o carbono da atmosfera.

O Bambu é um recurso natural que se renova com rapidez,  velocidade de crescimento e com eficiente aproveitamento de espaço.

Levou tempo para a versatilidade dessa planta ser reconhecida no Brasil, mas agora, graças à todas esses avanços e conhecimentos sobre o Bambu, tem sido possível ampliar o desenvolvimento da cadeia produtiva desse precioso vegetal.

Talvez te interesse ler também:

TEMPLO DE BAMBU NO MÉXICO É EXEMPLO DE ARQUITETURA SUSTENTÁVEL

SAID TRINDADE, O PARAENSE QUE CRIOU O CANUDO DE BAMBU QUE VIRA ADUBO

BAMBOO BIKE: NA ÁFRICA A POBREZA SE COMBATE COM BICICLETAS DE BAMBU

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!