Brasil tem a maior floresta nativa de Bambu do mundo


O Bambu é um vegetal surpreendente! Além de sua resistência e do seu vigoroso desenvolvimento, essa planta tem milhares de finalidades e utilidades.

Para nossa alegria, no Acre temos 4 milhões e meio de hectares de Bambu!

Nesse contexto, entidades brasileiras agroeconômicas vêm pesquisando e planejando como expandir a produção e utilização da matéria-prima do Bambu na cadeia produtiva em diversas áreas de nossa existência, desde decoração até alimentação.

Saiba mais sobre as qualidades, benefícios e utilidades do Bambu.

A importância do Bambu

Em entrevista com Mara Régia, no programa Natureza Viva da rádio EBC, o chefe-geral e diretor da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) do Acre, Eufran Ferreira do Amaral, contou por que é importante investir na expansão do cultivo do Bambu e na utilização desse vegetal como matéria-prima em muitos produtos.

Ele disse que sua paixão dele pelo Bambu teve início quando esteve na Colômbia, há 6 anos, onde presenciou um bem sucedido cultivo e cadeia produtiva do Bambu. De lá para cá, seu interesse e pesquisa pelo Bambu se intensificou, e como resultado, ele ampliou seu conhecimento sobre esse precioso vegetal, o qual compartilhou na entrevista da rádio.

Ele contou que o Bambu tem mais de 2 mil utilidades e ainda por cima essa planta transmite ensinamentos espirituais, nos ensinando resiliência, união e humildade. Saiba mais sobre a sabedoria do Bambu em:

Potencial socioeconômico do Bambu

Por outro lado, Eufran Ferreira do Amaral relatou que o enorme potencial do Bambu tem despertado a atenção e interesse do governo do Estado do Acre, de empresários e pesquisadores que têm investido em estudos e investimentos para o cultivo e utilização dessa planta.

No aspecto socioeconômico, várias iniciativas têm sido realizadas para o avanço da cadeia produtiva do Bambu, tais como:

  • Seminário Internacional do Brasil, buscando promover maior interação e divulgação das pesquisas sobre o Bambu
  • Edição do Livro Bambus do Brasil e em pdf, produzidos pela equipe de pesquisadores da Embrapa, encarregada pelo CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e que trata da pesquisa brasileira sobre o Bambu em áreas tecnológica, ambiental e social
  • Ações dos Ministério da Agricultura e Sebrae visando a Cadeia sustentável da matéria-prima do Bambu
  • O empenho do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para realização de empreendimentos com o Bambu
  • A pesquisa e descoberta das várias utilidades do Bambu, como: farinha de Bambu, pratos típicos (com o broto alimentício do Bambu),  instrumentos musicais, cestos, artesanato, luminárias, cadeiras, mesas, móveis, utensílios domésticos, construção civil e arquitetura sustentável.

Tudo isso é viável porque o Bambu se desenvolve de forma abundante, bem enraizada e rápida, quando se vê, essa planta cresceu 20 a 30 metros em 1 ano!

A maior floresta nativa de Bambu do mundo

Nosso país possui a maior floresta nativa de Bambu do mundo!

Conforme explicou Patrícia Drumond, chefe-adjunta da área de tecnologia da Embrapa para a Agência AC, há na Terra 22 milhões de hectares de plantações de Bambu, sendo que 9 milhões estão na América do Sul nos territórios do Peru, Brasil e da Bolívia. Destes, somente no Acre, existem 4,5 milhões de hectares!

Bambu: alta capacidade de renovação e produtividade!

Devido à sua grande capacidade de adaptação, renovação e produtividade, o Bambu é uma excelente alternativa de trabalho e renda, promovendo desenvolvimento sustentável e inclusão social.

Todo esse potencial do Bambu se deve ao seu alto grau de regeneração após o corte e vida perene, pois pode viver até cem anos. Além disso, os produtos feitos com esse vegetal têm alta durabilidade e, ainda contam com a vantagem de terem baixo custo.

Outro benefício que o Bambu proporciona é que é uma planta tropical renovável e sustentável, por produzir anualmente, sem a necessidade de replantio e ainda é um poderoso vegetal que retira o carbono da atmosfera.

O Bambu é um recurso natural que se renova com rapidez,  velocidade de crescimento e com eficiente aproveitamento de espaço.

Levou tempo para a versatilidade dessa planta ser reconhecida no Brasil, mas agora, graças à todas esses avanços e conhecimentos sobre o Bambu, tem sido possível ampliar o desenvolvimento da cadeia produtiva desse precioso vegetal.

Talvez te interesse ler também:

TEMPLO DE BAMBU NO MÉXICO É EXEMPLO DE ARQUITETURA SUSTENTÁVEL

SAID TRINDADE, O PARAENSE QUE CRIOU O CANUDO DE BAMBU QUE VIRA ADUBO

BAMBOO BIKE: NA ÁFRICA A POBREZA SE COMBATE COM BICICLETAS DE BAMBU




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...