Dracula simia: a orquídea em forma de macaco


Dracula simia, a “orquídea-macaco”. Trata-se de uma espécie particular de orquídea cuja coroa, combinada com os pistilos e a coloração particular das pétalas, parece dar forma ao que se assemelha muito à cara engraçada de um pequeno macaco.

É considerada uma flor muito rara, tanto que poucas pessoas, até hoje, tiveram a sorte de poder admirá-la viva. Ainda assim, a partir de fotos simples, a orquídea-macaco só pode despertar curiosidade e simpatia.

Seu habitat natural são as florestas do Equador e do Peru, localizadas em áreas montanhosas, a uma altitude entre 1000 e 2000 metros. Graças a alguns sortudos que tiveram a oportunidade de admirar e fotografar esta bela e extraordinária flor, temos a oportunidade de observar uma série de imagens que a retratam, através das quais é possível ver a “cara” típica desta orquídea peculiar.

Mesmo o nome científico desta flor é particular: Dracula simia. De fato, são duas as semelhanças: uma é a já mencionada cara de macaco. Mas, para outros, ela se pareceria mais com o protagonista da história mais famosa da Transilvânia. Suas sépalas características realmente lembrariam os dentes afiados de Drácula. O nome científico foi escolhido em 1978, pelo botânico Luer.

A orquídea faz parte de uma família composta por mais de 120 espécies, a maioria originárias do Equador. Localizada nas montanhas, a orquídea-macaco pode florescer em qualquer época do ano, sem nenhuma preferência relacionada à sucessão das estações do ano. Seu perfume lembraria a fragrância emitida por uma laranja madura. A orquídea-macaco pode ser cultivada eventualmente, desde que os devidos cuidados, comuns a outras flores de sua espécie, sejam observados. Para que possa florescer, ela deve ser mantida em locais frescos e com sombra.

Se, olhando as imagens, você não notar imediatamente uma certa semelhança entre a orquídea e a cara de um macaco, tente se afastar um pouco da tela. Vista de certa distância, essa semelhança é certamente ainda mais evidente.

Conheça outra orquídea fantástica em:

As exóticas orquídeas sapatinho e suas variedades. Como cultivar e cuidar

Talvez te interesse ler também:

AS PÉTALAS DESTA FLOR PARECEM PEQUENOS BEIJA-FLORES
10 FLORES QUE SE PARECEM COM COISAS E ANIMAIS

AS MARAVILHOSAS MANDALAS FEITAS COM FLORES E FOLHAS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...