Sebastião Salgado e sua esposa Lélia replantam uma floresta inteira

  • atualizado: 
Salgado e Lélia

O casal Sebastião e Lélia, resolveram arregaçar as mangas e lutar contra o desmatamento!

Esse casal buscando viver uma vida tranquila, em meio à Natureza, realizaram o sonho de plantar e reflorestar uma área praticamente sem vida.

Como tudo começou

O internacionalmente famoso fotógrafo Sebastião Salgado, trabalhava como fotojornalista quando no ano de 1994 voltou traumatizado da África Oriental, onde documentou o genocídio de Ruanda. Por isso ele decidiu buscar a paz indo viver na sua terra natal, em Minas Gerais.

Quando retornou à sua terra de origem, ele viu que a floresta estava deteriorada, os rios secos e não havia mais vida selvagem.

Lélia Deluiz Wanick Salgado, sua esposa, diante dessa situação, fez uma proposta a ele de recuperar aquela floresta, que um dia existiu. Sebastião concordou e ambos seguiram a plantar para reflorestar aquela área.

Em 1998 foi plantada a primeira semente por Salgado, mas para prosseguir com a ideia de reflorestar aquele lugar seria necessário mais gente, afinal, era um deserto de  cerca 709 hectares, então, o casal contratou 24 pessoas para ajudar a plantar e cultivar em toda aquela região.

A criação do Instituto Terra

sebastião salgado

Sebastião Salgado - facebook

Salgado também iniciou a criação de uma rede de voluntários e parceiros que financiariam e apoiaram esse magnífico projeto e, para isso, o casal criou a organização ambiental Instituto Terra.

Esta ONG tem como objetivo a restauração ecossistêmica, a conservação da Mata Atlântica e a educação ambiental.

A sede do Instituto Terra fica em Aimorés-MG, no Vale do Rio Doce, em uma área total de 709,84 hectares, sendo 608,69 hectares reconhecidos como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) na Fazenda Bulcão, estando também aberta à visitação.

Sebastião e Lélia, através do Instituto Terra, desenvolveram uma campanha educacional, envolvendo estudantes, professores, fazendeiros e autoridades locais, além de dar aconselhamento e consultoria para agricultores e garimpeiros.

O Instituto Terra

sebastião salgado 2

Fonte foto - Instagram

Conheça o Instituto Terra no vídeo abaixo, em uma reportagem do programa "Terra de Minas" da Globo Minas, que mostra o trabalho ambiental feito na Fazenda Bulcão, sede do Instituto Terra em Aimorés-MG, e o Programa Olhos D'Água, que recupera nascentes de afluentes do Rio Doce.

O sonho que se tornou realidade

O resultado desse trabalho e dedicação se concretizo, e o sonho se tornou realidade, começaram a aparecer árvores nativas da região, ressurgindo uma incrível floresta com animais e nascentes de água!

Esse trabalho iniciado em 1998 foi responsável pelo plantio de mais de 4 milhões de árvores de 293 espécies e restaurou 1.502 acres de floresta tropical, com o ressurgimento do ecossistema e retorno dos animais, mais de 172 espécies de pássaros, 33 tipos de mamíferos e 15 espécies de anfíbios e répteis.

Sebastião Salgado e Lélia provaram que cada um de nós pode fazer algo para preservar e salvar a Natureza.

Eles optaram por plantar e você já pensou o que pode fazer?

Talvez te interesse ler também: 

PREFEITO DESVIA VERBA DESTINADA AO CARNAVAL PARA INAUGURAR ESCOLA EM COLATINA-ES

PARQUE INDÍGENA DO XINGU: VIDA, TRADIÇÕES E CULTURA

COSTA RICA: O PAÍS MAIS LIMPO DO MUNDO. ATÉ 2021 ZERO PLÁSTICO E ZERO CARBONO

Fonte foto

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!