Dia Internacional da Biodiversidade 2019: Nossa Biodiversidade, Nossa Comida, Nossa Saúde

  • atualizado: 
Dia Internacional da Biodiversidade 2019

O dia 22 de maio é definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Dia Internacional da Biodiversidade ou Diversidade Biológica. Muitas pessoas não sabem o que significa o tema "biodiversidade", por isso se faz tão importante ter uma data para essa conscientização, bem como explicar mais sobre o tema.

Antes de falarmos sobre o que acontece no Dia Internacional da Biodiversidade, é importante destacar o que a biodiversidade significa de fato.

O que é biodiversidade?

Biodiversidade ou Diversidade Biológica, é o termo dado à variedade de vida na Terra e aos padrões naturais que ela forma. Ela é o fruto de bilhões de anos de evolução, moldados por processos naturais e, cada vez mais, pela influência dos seres humanos. Nela existe uma ampla variedade de plantas, animais e microorganismos, bem como as diferenças genéticas de cada espécie.

Outro aspecto importante da biodiversidade, é a variedade de ecossistemas. Desertos, florestas, pântanos, montanhas, lagos, rios e paisagens agrícolas, em cada um desses ecossistemas, criaturas vivas, incluindo nós seres humanos, formamos uma comunidade interagindo entre si, também com o ar, a água e o solo ao nosso redor.

A importância da biodiversidade

A biodiversidade fornece bens e serviços que sustentam nossas vidas, por este motivo ela deve ser protegida. A perda da biodiversidade ameaça nosso suprimento de alimentos, oportunidades de recreação, turismo, fontes de energia e medicamentos.

Atualmente, é cada vez maior o número de pessoas que recorrem à natureza atrás de plantas e ervas que curam e este é apenas um dos vários sinais de que a biodiversidade precisa ser protegida.

O declínio da biodiversidade é resultado da atividade humana e representa uma grande ameaça para nós mesmos. Apesar dos esforços constantes para mantê-la, a destruição de habitats, colheita excessiva, poluição e introdução inadequada de plantas e animais estrangeiros aumentou. Por isso, ações urgentes e decisivas são necessárias para conservar e manter genes, espécies e ecossistemas, visando o manejo sustentável dos recursos biológicos.

Tema 2019: Nossa Biodiversidade, Nossa Comida, Nossa Saúde

Apesar de termos maior variedade de alimentos do que na época de nossos avós, o que comemos hoje está se tornando cada vez mais “homogêneo” e isso é extremamente perigoso para a nossa saúde. Por este motivo, as celebrações do Dia Internacional da Biodiversidade 2019 têm o intuito de alavancar o conhecimento e difundir a consciência da dependência que temos dos ecossistemas saudáveis.

O Dia Internacional da Biodiversidade foi criado em 22 de maio de 1992 e, de lá para cá é celebrado todos os anos, sendo que neste ano de 2019, o enfoque será maior.

Dentre os assuntos abordados, também estão inclusos: a mitigação e adaptação às mudanças climáticas, restauração dos ecossistemas, água mais limpa e fome zero, entre outros.

Nossa biodiversidade ameaçada

De acordo com dados da ONU, nos últimos 100 anos, mais de 90% das variedades de culturas desapareceram dos campos dos agricultores. Além disso, metade das raças de animais domésticos, bem como 17 áreas de pesca do mundo estão acima dos limites sustentáveis. Os sistemas de produção de alimentos locais, inclusive os conhecimentos tradicionais dos indígenas, estão ameaçados.

Junto à agrobiodiversidade, desaparecem também o conhecimento essencial da medicina tradicional e dos alimentos locais. Consequentemente, diminui a diversidade na alimentação, o que tem causado muitas doenças como diabetes, obesidade e desnutrição.

E não pára por aí… Um relatório sobre o impacto dos seres humanos na natureza, mostra que quase um milhão de espécies correm risco de extinção dentro de décadas. Ou seja, sem uma ação radical, os esforços atuais para conservar os recursos da Terra, falharão.

A importância do Dia Internacional da Biodiversidade

Segundo a ONU, os dias internacionais servem para educar as pessoas sobre questões que deveriam ser do interesse de todos. O objetivo é mobilizar a vontade pública e os recursos para enfrentar os problemas globais para celebrar e reforçar as conquistas da humanidade. Ou seja, é uma poderosa ferramenta de defesa dos direitos de todas as espécies.

A ONU convida a todos para participar das celebrações compartilhando suas atividades nas páginas especiais da Convenção das Nações Unidas.

Compartilhe informações e divulgue o respeito à Terra. Um feliz Dia Internacional da Biodiversidade a todos vocês :)

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!