Índios x Madeireiros

Índios x Madeireiros

Infelizmente, algo que estava sendo sinalizado há algum tempo, parece estar em curso, no Brasil. Após muitas tentativas de ganhar respeito e visibilidade por parte do poder público, e de lutar com suas armas para defender a natureza e o direito à terra, os índios parecem estar cansados e agora decididos a defenderem seu espaço com o uso da violência.

Após impactantes imagens divulgadas pela agência de notícias internacionais Reuters, no dia 04 de setembro, o Ministério da Justiça, na figura do ministro José Eduardo Cardozo, decidiu pedir à Polícia Federal que busque informações sobre o caso na Fundação Nacional do Índio (Funai).

As imagens mostravam um conflito entre índios Ka’apor e madeireiros ilegais, na área da reserva Alto Turiaçu, no município de Guilherme, no Maranhão.

Embora as imagens tenham vazado agora, a operação foi realizada em 07 de agosto e visava a expulsão de madeireiros da área dos índios. Os madeireiros foram perseguidos, rendidos e suas mãos, amarradas. Depois, alguns foram despidos.

A justificativa dos indígenas, segundo a Reuters, é a de defender seu espaço, expulsando, eles mesmos, esses madeireiros, já que o governo federal não dá a menor assistência a sua defesa. Na ocasião, um caminhão dos madeireiros foi queimado, as pessoas, apreendidas, e os acampamentos, desfeitos.

Ao ser questionado sobre essa cobrança dos índios, o Ministério deu respostas evasivas, comentando que o território brasileiro era muito vasto e que as medidas já estavam em curso, no país todo.

O que dizer? Não à violência, sempre! Mas passou da hora de respeitamos os dono dessa Pátria Amada. Amada? O que você acha?

Fonte fotos: yahoonoticias.com.br