Dia Mundial da Vida Selvagem: 2019 é o ano das espécies marinhas

  • atualizado: 
Dia Mundial da Vida Selvagem

Carnaval rolando a todo vapor no Brasil mas ontem, 3 de março, foi o Dia Mundial da Vida Selvagem. Este ano, dedicado às espécies marinhas.

O tema deste ano de 2019 é "Life below water: for people and planet", que significa vida "Vida debaixo d'água: para pessoas e planeta", tem o intuito de ressaltar a importância das espécies marinhas para a nossa vida.

O World Wildlife Day foi criado em 2013 na 68ª sessão da Assembléia Geral das Nações Unidas, para celebrar os animais e plantas selvagens no mundo.

Três de março é o dia da assinatura da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas (CITES). Junto ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a intenção é lembrar da importância dos oceanos e das vidas marinhas para a nossa sobrevivência.

De acordo com Abdoulaye Mar Dieye do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, é importante lembrar que:

"Os oceanos regulam o nosso clima, produzem metade do oxigênio que respiramos, dão alimento a mais de três milhões de pessoas e absorvem 30% do dióxido de carbono liberado na atmosfera. Para garantir que os oceanos e as espécies marinhas sejam preservadas e protegidas, as soluções baseadas na natureza que juntam a sociedade civil, poderes públicos e empresas privadas têm de ser replicadas e reforçadas".

Os eventos do Dia Mundial da Vida Selvagem aconteceram no mundo inteiro, sendo o principal já ocorrido no primeiro dia de março, em Nova Iorque.

Em setembro deste ano, acontecerá o concurso internacional sobre espécies marinhas "Living Oceans Film Showcase", que tem o intuito de sensibilizar a sociedade para os desafios que os ecossistemas marinhos enfrentam e também promover soluções inspiradoras para esta causa.

Outro concurso, dessa vez de arte para jovens, voltado para crianças em idade escolar, está sendo organizado pelo Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal (IFAW), cujo objetivo é ajudá-las a criar uma ligação com o mundo marinho.

No ano passado o Dia Mundial da Vida Selvagem foi voltado aos grandes felinos. Este é o primeiro Dia Mundial da Vida Selvagem dedicado à vida debaixo d'água. Dada a importância crucial das espécies marinhas para o desenvolvimento humano, esperamos conscientizar sobre a importância de preservar a vida para as gerações futuras.

Talvez te interesse ler também:

OCEANOS EM COLAPSO: EM ATÉ 2050 NÃO EXISTIRÁ MAIS PEIXE

10 ANIMAIS MARINHOS EM EXTINÇÃO

METAIS PESADOS EM MEIO AOS CORAIS EM ABROLHOS POR CAUSA DA TRAGÉDIA EM MARIANA

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!