Os fenômenos naturais mais surreais do mundo


A natureza sempre nos surpreende com suas mil e uma formas, cores e sua capacidade extrema de sobreviver, mesmo quando tentamos ao máximo dificultar sua vida. Lava azul, bolhas de gelo ou círculos misteriosos sobre a terra não são contos de fadas, nem photoshop, é somente ela: a natureza em sua extrema beleza.

Esses fenômenos extraordinários nos deixam sem palavras e muitas vezes eles sequer têm explicação, mas são verdadeiros embora pareçam surreais inclusive aos olhos daqueles que tiveram a sorte de vê-los ao vivo e em cores.

Aqui estão 15 desses fenômenos totalmente naturais, que nos deixam de boca aberta só de olhar as fotos. Alguns deles têm uma explicação científica precisa, enquanto outros apenas hipóteses e sugestões.

OS CÍRCULOS DE FADAS

Chamam-se assim: ‘The Circles of the Fairies’, sao círculos formados por um anel de erva alta e com o interior sem vegetação nenhuma. O fenômeno ocorre no deserto do Namibe localizado entre o sul de Angola e o norte da África do Sul. As pessoas do sul angolano acreditam que trata-se de pegadas dos deuses, mas, segundo Walter Tschinkel, biólogo da Florida State University da Tallahassee Walter Tschinkel, este fenômeno poderia ser o trabalho de criaturas vivas e vegetativas, já que, entre outras coisas, os círculos vêm e vão. O mistério, no entanto, ainda não está resolvido.

círculos de fadas

O LAGO SALGADO ROSA

O Koyashskoye Salt Lake é propriamente um espetacular lago cor-de-rosa. Localizado na Criméia, na Península de Kerch, um território polêmico entre a Rússia e a Ucrânia. Sua cor fascinante, suas nuances que variam entre o rosa e o vermelho-escarlate, é devida à presença de algas microscópicas que vivem em água salgada. O lago tem cerca de 4 km de comprimento e 2 de largura, mas acima de tudo não é muito profundo (cerca de 1 metro), uma característica que também faz surgir sugestivas ilhas rochosas sobre a sua superfície.

koyashskoye

O VULCÃO DE LAVA AZUL

A lava, você sabe, é vermelho-fogo, mas na Indonésia ela é azul. O vulcão Kawah Ijen em erupção é realmente dessa cor, surreal, mas de verdade. E a explicação é que a montanha indonésia contém grandes quantidades de enxofre puro, que emite radiação azul-violeta. São zonas altamente tóxicas, mas, para os olhos, é um espetáculo de beleza.

lava azul

O LAGO COM BOLHAS DE GELO

Bolhas de gelo presas na superfície. É o que acontece no lago Abraham, uma bacia artificial no rio North Saskatchewan no Canadá, na região ocidental de Alberta. O fenômeno extraordinário é devido ao metano liberado do fundo do lago que congela assim que ele sobe, perto o suficiente da superfície. E o fenômeno é “contínuo”: as bolhas continuam a empilhar umas sobre as outras enquanto o clima vai esfriando durante a temporada de inverno. Uma maravilha!

bolhas de gelo

A DANXIA

Uma paisagem com milhares de cores, tudo em um único quadro. É o que acontece na China, devido a rochas de diferentes tipos e cores. Considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, a Danxia chinesa é um fenômeno que ocorre também na água, na bacia do lago Dajin (província de Fujian), conhecido por seus reflexos de mil cores.

danxia

O ARCO-ÍRIS BRANCO

Em vez de 7 cores, este arco-íris é de um misterioso e muito surreal branco-acinzentado. Em alguns casos raros, um arco-íris branco e incomum pode ser formado. O fenômeno é semelhante ao que acontece quando um arco-íris clássico é formado, mas neste caso é a névoa que o gera. Ao contrário das gotas de chuva que agem como prismas “dividindo” a luz em suas 7 cores (difração), as gotículas do nevoeiro são muito pequenas e finas para fazer o mesmo efeito, deixando a luz “inteira” ou seja, branca.

arco íris branco

O CABELO DE GELO

Cabelos sedosos em forma de gelo: um fenômeno tão incomum quanto fascinante. Na verdade acontece quando nas plantas está presente a bactéria Pseudomonas syringae, que abaixa o ponto de congelamento da água em seu interior. Quando o líquido sai e encontra o ar frio, congela, formando este maravilhoso “cabelo congelado”.

cabelo de gelo

Foto: Des Colhoun/geograph

A PRAIA ROXA / ARCO-ÍRIS

7 cores na mesma praia: incrível, mas verdade. Isso acontece na Califórnia ao longo da Big Sur, no final da Sycamore Canyon Road. O areial é “tempestado” de minerais, que, pela inclinação dos raios do sol, dão à toda a área cores diferentes: ao pôr do sol há as tons de roxo, rosa e lilás, mas durante o dia a praia é um verdadeiro arco-íris. A praia é protegida pela Los Padres National Forest.

praia roxa

O ARCO DA CIRCUNCISÃO

Um arco-íris incomum, na verdade, tecnicamente nem mesmo um arco-íris é, porque não é devido à luz que encontra as gotas de chuva. Trata-se de um arco formado por cristais de gelo hexagonais que se formam quando o sol atinge as nuvens que estão em altura superior aos seis mil metros, e somente se os raios tiverem uma inclinação de 58° ou superior, condição que ocorre principalmente no verão e apenas em determinadas latitudes. Um fenômeno tão raro quanto sugestivo.

arco da circuncisão

O ARCO-ÍRIS CIRCULAR

Não um arco, mas uma circunferência inteira de 7 cores ao redor do sol. Uma coisa muita rara? Tecnicamente não, mas a sua observação depende de onde se encontra o observador, que muito raramente estará a uma altura para poder admirar esse fenômeno da natureza. Com os pés no chão, é muito difícil ver o arco-íris inteiro porque a sua parte inferior está abaixo da linha do horizonte. Do alto, o nosso horizonte é diverso e nos permite ver o arco-íris inteiro. E se a luz se refletir duas vezes se “rebatendo” entre as gotas d’água, pode-se ter a fortuna extraordinária de ver dois arco-íris circulares, como nesta foto:

arco iris circular

Foto: Nasa

OS PENITENTES DE GELO

Eles se erguem da terra, geralmente formados em grandes grupos que apontam para o sol. São de gelo ou de neve endurecida e são encontrados apenas em altitudes elevadas, como nos Andes chilenos, que geralmente excedem os 4000 metros de altura. Aqui a natureza é surpreendente e continua a manter seu segredo. As origens dessas formações fascinantes – que podem ter de alguns centímetros até cinco metros de altura, e que dão a impressão de haver uma floresta de gelo em meio ao deserto – são ainda um mistério.

penitentes de gelo

Foto: European Southern Observatory

O DESERTO DE SAL

Não apenas de areia. Na Bolívia, há um deserto de sal, o Salar de Uyuni, que com seus 10 bilhões de toneladas de sal, é a maior área salgada do mundo (além de representar um terço das reservas de lítio do planeta). O deserto de sal ainda por cima é capaz de refletir a luz, criando assim o maior espelho do mundo (e de todo natural).

deserto de sal

UM BURACO NAS NUVENS

Parece um grande buraco no céu, geralmente circular ou elíptico. O fenômeno ocorre entre nuvens que se formam em alturas médias-altas e devido a uma condição química e física muito particular: nessas altitudes, a água geralmente está abaixo da temperatura de congelamento, mas os cristais de gelo são incapazes de se formarem porque os núcleos de cristalização são muito raros, isto é, “pontos de agregação”, sem os quais os cristais não crescem. Mas, assim que começam a se formar alguns, as gotículas de água próximas a ele evaporam, formando assim estes supostos “buracos” no céu.

torcer nas nuvens

A ROSA DO DESERTO

Parece uma expressão poética e romântica, mas a Rosa do Deserto realmente existe. Trata-se de rochas evaporíticas que se formam em áreas desertas apenas em condições ambientais e climáticas particulares, em desertos quentes. Estas rochas formam cristais de grande beleza, em tons alaranjado, amarelo-ocre que lembram as pétalas de uma rosa particularmente fascinante!

rosa do deserto

O GELO TURQUESA

No sul da Sibéria, o gelo é de cor azul-turquesa. O lago Baikal, patrimônio da UNESCO desde 1996, por causa de um fenômeno natural, presenteia o lago com jogos de luzes maravilhosos. De janeiro a maio, devido às temperaturas muito baixas, o lago congela, mas a água permanece tão clara que, da superfície, você pode vê-lo abaixo de 40 metros de profundidade. Quando as placas de gelo, em março, começam a se quebrar, o azul-turquesa aparece mais claramente, fazendo deste lago um espelho d’água, espetáculo único no mundo.

gelo turquesa

Talvez te interesse ler também:

Conheça as plantas mais venenosas e perigosas do planeta

O bordado nas copas das árvores da Malásia: imagens espetaculares

Este carrapato pode ficar 8 anos sem comer e vive quase 30 anos




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...