Brasil – maior diversidade de árvores do planeta, diz estudo da BGCI


A biodiversidade em árvores é uma estimativa que avalia a quantidade de espécies arbóreas ocorrentes em um determinado território. E é no nosso país que essa biodiversidade é maior. Grande responsabilidade é a nossa na preservação desse patrimônio da humanidade, não?

Esta conclusão é resultado de um projeto da BGCIBotanical Gardens Conservation International – conhecido como Global Tree Search que vem ocorrendo os últimos dois anos. Esta é uma pesquisa que se realiza em fontes bibliográficas diversas e que já encontrou informações sobre 60.065 espécies até o momento. O Global Tree Search é um banco de dados onde estão documentadas todas as espécies de árvores conhecidas no mundo e a distribuição que têm, em cada país.

Este instrumento, o Global Tree Search, é de muita valia para os jardins botânicos, instituições florestais nacionais e internacionais e todos os profissionais da conservação ambiental e está disponível aqui.

As listagens e banco de dados regionais como o Reflora, que contabiliza espécies nativas brasileiras, também foram consultados e seus dados inseridos na base de dados global.

Segundo a BBC News informa em reportagem de Mark Kinver sobre o GTS – BGCI, há “8.715 espécies de árvores no território brasileiro, 14% das 60.065 que existem no planeta. Em segundo na lista vem a Colômbia, com 5.776 espécies, e a Indonésia, com 5.142″.

A GTS mostra que, mais da metade das espécies catalogadas encontram-se em território de apenas um país (58%) e que, em outros casos “há países que abrigam com exclusividade, certas espécies – podem ser centenas ou milhares -, o que indica que estão vulneráveis ao desmatamento gerado por atividade humana e pelo impacto de eventos climáticos extremos”.

Para bom entendedor, meia palavra basta – se temos, em território brasileiro, mais da metade da biodiversidade arbórea do planeta então, a preservação dessa biodiversidade é uma tarefa de responsabilidade mundial exercida por nós, cidadãos planetários habitantes das terras do Brasil.

Arregacem, mais ainda, suas mangas e, mãos à obra!

Leia mais sobre biodiversidade:

LIVING PLANET REPORT 2016: BIODIVERSIDADE EM RISCO

NOVAS PLANTAS BRASILEIRAS FORAM DESCOBERTAS E JÁ CORREM O RISCO DE DESAPARECEREM

COP 12 – O FUTURO DA BIODIVERSIDADE ESTÁ EM JOGO




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...