Incêndio destrói importante centro cultural indígena do Amazonas

Incêndio destrói importante centro cultural indígena do Amazonas

Na madrugada de ontem, ocorreu um incêndio de grandes proporções, tendo atingido a tradicionalíssima Wariró, loja de produtos indígenas do Rio Negro.

Esse importante comércio, localizado na região noroeste do estado do Amazonas, no município de São Gabriel da Cachoeira, era conhecido por apresentar diversas opções de produtos cuja produção é sustentável e se relaciona à cultura dos povos indígenas – até mesmo CDs com músicas que falavam sobre mitos e histórias de povos habitantes do Rio Negro podiam ser encontrados na Wariró.

O valor, obtido com a comercialização dos produtos, auxiliava no crescimento da renda de comunidades, já que não contavam com intermediários para realizar o comércio, isto é, era algo mais direto, do produtor ao consumidor.

A loja Wariró tinha tamanho destaque que chegou até mesmo a funcionar como uma espécie de centro cultural indígena, tendo o significado de um verdadeiro vetor de difusão da cultura desses povos.

Comunicado oficial mostra pesar com o incêncio na Wariró.

A FOIRN – Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro – divulgou um comunicado oficial em sua página no Facebook declarando muito pesar pelo ocorrido na Wariró e pedindo punição aos culpados pelo acidente. Suspeita-se de um curto-circuito que teve início no interior da loja, mas não há informações oficiais a respeito.

Agora, a FOIRN se mostra empenhada em angariar fundos para a reconstrução da Wariró e divulgou uma conta corrente para doações, com essa finalidade: Banco do Brasil – Agência 1136-3; Conta Poupança: 17.563-3

Fonte fotos: facebook.com