Hoje, 22 de maio, é o Dia Internacional da Biodiversidade

Dia Internacional da Biodiversidade

A data foi criada em 2000 pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas para celebrar a introdução da Convenção sobre Diversidade Biológica.

Este ano o tema do dia é Biodiversidade das Ilhas

As ilhas e suas áreas marinhas circundantes às suas costas, constituem ecossistemas únicos, muitas vezes, compreendendo muitas espécies de plantas e animais que são endêmicas, não se encontram nenhum outro lugar na Terra. O legado da história evolutiva única destes ecossistemas são tesouros insubstituíveis. Eles também são fundamentais para o sustento, economia, bem-estar e identidade cultural de 600 milhões de pessoas que vivem em ilhas - um décimo da população do mundo.

O tema biodiversidade insular foi escolhido para coincidir com a designação pela Assembleia Geral das Nações Unidas de 2014 como o Ano Internacional dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento. Além disso, o tema foi escolhido para corresponder com o momento da decisão da Convention on Biological Diversity, COD, em "fortalecer a implementação do programa de trabalho sobre a biodiversidade insular".

No Brasil, a única cidade a comemorar oficialmente a data, será Curitiba, inaugurando 1) Bosque de Conservação da Biodiversidade Urbana Mercúrio - BCBU Mercúrio, e 2) uma nova Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal.

Fonte fotos: Convention on Biological Diversity