Formiga-panda: nem panda, nem formiga… é uma vespa!


Você já ouviu falar desse inseto? Em inglês é chamado de panda ant. Ant significa formiga mas seu nome não condiz com a realidade, pois esta coisinha fofa é nada mais nada menos que uma, muito bela, vespa.

A formiga-panda (Euspinolia militaris) vive no Chile com suas cores e seus pelos que lembram demais ao carismático urso em extinção, e seu nome deriva do seu parentesco com as formigas.

Mas apesar da sua aparência realmente muito fofinha, a formiga-panda pica de uma maneira bem dolorida. Sua “roupagem” serve para avisar os outros animais a ficarem longe dela. Sua picada seria particularmente perigosa para as vacas, motivo pelo qual elas também são conhecidas por cow killers.

Estas vespas vivem sozinhas, não em enxames, e fazem parte da família Mutillidae, que tem mais de 3.000 espécies de vespas, incluindo a vespas-veludo.

panda ant

panda ant

Os espécimes do sexo feminino não têm asas enquanto os machos são alados. Os predadores aprenderam rapidamente a manterem distância destas vespas porque “entenderam” que sua picada pode ser mesmo muito dolorosa.

Destas vespas ainda não sabe muito. Elas vivem principalmente em áreas costeiras, são muito pequenas – geralmente chegam ao máximo de 8 milímetros – os machos, no entanto, são um pouco maiores que as fêmeas.

É pouco provável que possamos ver esses animais raros na natureza, mas podemos admirá-los em fotografias e nos vídeos abaixo.

Fonte e fotos: Why Evolution

Talvez te interesse ler também:

Panda: curiosidades e informações sobre este animal que quase entrou em extinção!

Tarântula-golias: um encontro de perto com a maior aranha do mundo

Formigas – 15 Curiosidades Bizarras que vão Mudar a sua Opinião sobre esse Inseto




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...