Panda Ant: nem panda, nem formiga...é uma vespa!

Você já ouviu falar desse inseto? Em inglês é chamado de panda ant. Ant significa formiga mas seu nome não condiz com a realidade pois esta coisinha fofa é nada mais nada menos que uma, muito bela, vespa.

A panda ant vive no Chile com suas cores e seus pelos que lembram demais ao carismático urso em extinção, e seu nome deriva do seu parentesco com as formigas.

Mas apesar da sua aparência realmente muito fofinha, a panda ant pica de uma maneira bem dolorida. Sua "roupagem" serve para avisar os outros animais a ficarem longe dela. Sua picada seria particularmente perigosa para as vacas, motivo pelo qual elas também são conhecidas por cow killers.

Estas vespas vivem sozinhas, não em enxames, e fazem parte da família Mutillidae, que tem mais de 3.000 espécies de vespas, incluindo a vespas-veludo.

panda ant

panda ant

Os espécimes do sexo feminino não têm asas enquanto os machos são alados. Os predadores aprenderam rapidamente a manterem distância destas vespas porque “entenderam” que sua picada pode ser mesmo muito dolorosa.

Destas vespas ainda não sabe muito. Elas vivem principalmente em áreas costeiras, são muito pequenas - geralmente chegam ao máximo de 8 milímetros - os machos, no entanto, são um pouco maiores que as fêmeas.

É pouco provável que possamos ver esses animais raros na natureza, mas podemos admirá-los em fotografias e no vídeo abaixo.

{youtube}WWgiKH4kQCk{/youtube}

Leia também:

seta

TARÂNTULA-GOLIAS: UM ENCONTRO DE PERTO COM A MAIOR ARANHA DO MUNDO

setaCACHORROS-PANDAS: A NOVA LOUCURA CHINESA

Fonte fotos: Why Evolution