O bordado nas copas das árvores da Malásia: imagens espetaculares


Copa do Mundo? Não! Copa das árvores! Pois a gente torce por elas! Conheça o maravilhoso bordado nas copas das árvores na Malásia: um espetáculo que precisa ser visto e conhecido!

Um espetáculo natural que nos deixa sem palavras. As copas de algumas imponentes árvores de Dryobalanops aromatica, vista de baixo, mostram um bordado verde que tem uma característica muito especial: as tramas de folhas se aproximam umas das outras mas não se tocam, criando um espaço bem definido entre uma árvore e outra. Um fenômeno conhecido como Crown Shyness que só pode ser admirado em alguns lugares da Terra.

Ainda hoje não há uma explicação definitiva para o fenômeno. Um dos raros lugares onde acontece o bordado é a Malásia, especificamente em Kuala Lumpur. Todas as fotos que acompanham este artigo foram feitas lá.

O que parece certo é que, em torno de cada árvore constitui-se um espaço vazio que a separa de suas vizinhas, o que é claramente visível olhando do solo para a copa da árvore. O fenômeno é mais prevalente entre árvores da mesma espécie, mas também ocorre entre árvores diferentes.

Desde 1920 interroga-se sobre a origem desse espetáculo natural, mas ainda hoje as causas não são bem compreendidas.

foto

foto: Wiki

Uma hipótese sugere que o espaço vazio em torno da copas das árvores poderia ser gerado pela quebra de ramos e pelas colisões entre uma ramificação e outra durante as tempestades, devido aos ventos fortes.

foto

foto: Wiki

Demonstrou-se que, ao reduzir as colisões, gradualmente os espaços em branco tendiam, ainda que em partes, a se preencherem.

foto

foto: Flickr

Os pesquisadores também descobriram que o fenômeno é ausente quando as árvores são jovens e baixas e, ao contrário, é cada vez mais frequente uma vez que as árvores crescem em altura e se expõem mais aos ventos.

foto

foto: Mynatureexperiencesynatureexperiences

Um estudioso no assunto, todavia, não encontrou evidências de colisões devido ao contato, mas sugeriu que as folhas da parte superior das árvores pudessem ser mais sensíveis à luz, parando de crescer quando muito próximas das folhas adjacentes.

Por fim, também tem-se especulado que o fenômeno possa ser um mecanismo de defesa das árvores para evitar que larvas de insetos se espalhem de uma árvore à outra.

Mistérios da natureza, nos resta apreciar este bordado feito à mão pela Mamãe Natureza.

Fonte: Wikipedia

Talvez te interesse ler também:

A vida das plantas: elas falam, sentem e ajudam umas às outras

Vídeo raro mostra o incrível nascimento de um bicho-preguiça na copa de uma árvore

10 lições de vida que podemos aprender com as árvores




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...