O bordado nas copas das árvores da Malásia: imagens espetaculares

Um espetáculo natural que nos deixa sem palavras. As copas de algumas imponentes árvores de Dryobalanops aromatica, vista de baixo, mostram um bordado verde que tem uma característica muito especial: as tramas de folhas se aproximam umas das outras mas não se tocam, criando um espaço bem definido entre uma árvore e outra. Um fenômeno conhecido como Crown Shyness que só pode ser admirado em alguns lugares da Terra.

Ainda hoje não há uma explicação definitiva para o fenômeno. Um dos raros lugares onde acontece o bordado é a Malásia, especificamente em Kuala Lumpur. Todas as fotos que acompanham este artigo foram feitas lá.

O que parece certo é que, em torno de cada árvore constitui-se um espaço vazio que a separa de suas vizinhas, o que é claramente visível olhando do solo para a copa da árvore. O fenômeno é mais prevalente entre árvores da mesma espécie, mas também ocorre entre árvores diferentes.

Desde 1920 interroga-se sobre a origem desse espetáculo natural, mas ainda hoje as causas não são bem compreendidas.

foto: Wiki

Uma hipótese sugere que o espaço vazio em torno da copas das árvores poderia ser gerado pela quebra de ramos e pelas colisões entre uma ramificação e outra durante as tempestades, devido aos ventos fortes.

foto: Wiki

Demonstrou-se que, ao reduzir as colisões, gradualmente os espaços em branco tendiam, ainda que em partes, a se preencherem.

foto: Flickr

Os pesquisadores também descobriram que o fenômeno é ausente quando as árvores são jovens e baixas e, ao contrário, é cada vez mais frequente uma vez que as árvores crescem em altura e se expõem mais aos ventos.

foto: Mynatureexperiencesynatureexperiences

Um estudioso no assunto, todavia, não encontrou evidências de colisões devido ao contato, mas sugeriu que as folhas da parte superior das árvores pudessem ser mais sensíveis à luz, parando de crescer quando muito próximas das folhas adjacentes.

Por fim, também tem-se especulado que o fenômeno possa ser um mecanismo de defesa das árvores para evitar que larvas de insetos se espalhem de uma árvore à outra.

Mistérios da natureza, nos resta apreciar este bordado feito à mão pela Mamãe Natureza.

Leia também:

seta ARCO-ÍRIS E RELÂMPAGO JUNTOS: UMA FOTO ESPETACULAR QUE IMORTALIZA UM RARO FENÔMENO

Fonte foto capa: PhotoMalaysia