Conheça altas tecnologias a favor da biodiversidade brasileira

O acesso à tecnologia tem suas faces, como vimos, pode causar diversos danos à saúde, pode acabar com o delicioso batepapo olho no olho, pode até ser sintoma de depressão quando o uso é exagerado. Mas também pode ser fantástica e muito valiosa, inclusive na questão da preservação ambiental.

É o caso das novas tecnologias usadas em benefício da nossa biodiversidade por ONGs e fundações do Brasil. Conheça algumas delas:

Sistema Urubu Mobile

Urubu Mobile é um aplicativo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Lavras-MG para compartilhar informações sobre atropelamentos de animais selvagens pelas estradas brasileiras. Com ele é possível gerar um banco de dados para uma melhor atuação das ações de preservação, mapeando os lugares mais problemáticos e sabendo quais espécies são as mais afetadas.

O aplicativo já tem mais de 15 mil usuários e 9 mil registros compartilhados. O usuário ao ver um animal atropelado faz uma foto e a compartilha. O GPS localiza onde a foto foi tirada com hora e data e um gestor do aplicativo faz a identificação do animal.

Conexão Estação Natureza

Conexão Estação Natureza é uma exposição interativa que está percorrendo o Brasil, já passou por seis capitais e deve seguir para mais quatro até fevereiro de 2016, aproximando as pessoas da natureza através de jogos e vídeos que utilizam diferentes ferramentas de alta tecnologia com a intenção de sensibilizar o público sobre a importância de preservar.

Google Street View

Google Street View dos parques nacionais brasileiros: a ferramenta do Google que permite passear pelos lugares onde o google mapeou com fotos, com vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical, está presente no Brasil. A iniciativa pretende mostrar ao mundo e sensibilizar as pessoas sobre as belezas brasileiras que precisam ser preservadas.

WikiParques

É a Wikipedia dos Parques Nacionais, ou seja, uma plataforma gratuita e colaborativa que disponibiliza tantas informações sobre os parques brasileiros: quais atrações, como chegar, história, preços, além de informações sobre a biodiversidade protegida do local.

Leia também:

Fonte foto: mundodomarketing