Amante da botânica? Conheça o aplicativo que reconhece plantas


Você saberia dizer quantas espécies de plantas existem no mundo inteiro? Não sabe? Pois eu também não! Mas não se preocupe, nem eu e nem você precisamos nos envergonhar por não saber a resposta para essa pergunta, e tudo porque…ninguém sabe!

Isso mesmo, até hoje, o número exato da biodiversidade do planeta Terra é um completo mistério para os cientistas. Ainda assim, os estudos mostram dados aproximados sobre a diversidade da vida e, quando o assunto são as plantas, os pesquisadores acreditam (hipótese) saber o número exato de espécimes: exatamente 298 mil tipos diferentes de plantas, sendo que mais de 215 mil já estão devidamente catalogadas.

Se este número está certo ou não, o tempo e as pesquisas dirão, que 215.644 espécimes de plantas é um número muito alto para saber todas de cabeça, creio que todos concordam. Mas se você é um amante das plantas e deseja saber tudo sobre elas, inclusive identificar imediatamente uma espécie assim que a observa, seus problemas acabaram, pois foi desenvolvido um aplicativo criado exatamente para identificar plantas e flores.

O PlantNet, foi apresentado pela primeira vez em 2013, na 50° edição do encontro Paris Internacional Agricultura Show, e recebeu neste mês de abril de 2015 sua mais nova atualização. Basicamente, o programa consegue identificar uma planta ou flor para seu usuário que não sabe de qual espécime se trata.

Para fazer o PlantNet funcionar, basta tirar uma foto da planta ou flor e colocar o aplicativo para buscar a imagem correspondente em seu banco de dados. Assim que o sistema identifica a espécie que combina com a foto tirada, ela é mostrada na tela para seu usuário saber qual planta ou flor está contemplando.

O banco de dados do PlantNet, claro, não possui as 215.644 espécies em seu banco de dados. Possui muito menos, aliás, pouco mais de 4 mil, e com foco em espécies não ornamentais, mas o programa recebe atualizações e o crescimento da rede de usuários, que encaminham fotos e identificam os espécimes que conhecem, depois de validadas por uma equipe científica, só faz crescer a capacidade do PlantNet de ajudar aos amantes das plantas e das flores a conhecer um pouco mais da riquíssima biodiversidade de nosso planeta.

Clique aqui para baixar o app.

Talvez te interesse ler também:

CONHEÇA UM APLICATIVO PARA A CARONA SOLIDÁRIA

PATRICK BLANC: O BOTÂNICO QUE TRANSFORMOU SUA CASA EM UMA SELVA URBANA

FLORA DO MUNDO ONLINE: PAU ROSA, PAU BRASIL, JEQUITIBÁ E MUITAS OUTRAS ESPÉCIES ESTÃO LÁ

Fonte foto: plantnet-project-org




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...