Adoráveis sapos em miniatura: 7 novas espécies descobertas no Brasil

ras miniatura capa

Após quase cinco anos de exploração, uma equipe de pesquisadores descobriu sete novas espécies de sapos em miniatura, gênero Brachycephalus, endêmicas da Mata Atlântica.

Conhecidas como Brachycephalus, estes mini sapos estão entre os menores vertebrados terrestres, com tamanhos que muitas vezes não excedem 1 cm de comprimento na idade adulta. Suas cores brilhantes podem ser um alerta para a presença de uma neurotoxina muito poderosa em sua pele, a tetrodotoxina.

A primeira espécie de sapo em miniatura foi descrita em 1842 pelo famoso naturalista alemão Johann Baptist von Spix, mas a maioria das espécies do gênero foram descobertas somente na última década, em grande parte devido à sua natureza altamente endêmica e a dificuldade de alcançar os locais montanhosos e remotos onde eles se encontram.

Durante cinco anos de trabalho de campo, uma equipe de pesquisadores proporcionou a maior adição para a biodiversidade dos sapos em miniatura, com sete novas espécies. O estudo foi publicado na revista em PeerJ.

1. Brachycephalus mariaeterezae

Brachycephalus mariaeterezae

2. Brachycephalus fuscolineatus

Brachycephalus fuscolineatus

3. Brachycephalus verrucosus

Brachycephalus verrucosus

4. Brachycephalus leopardus

Brachycephalus leopardus

Brachycephalus leopardus

5. Brachycephalus auroguttatus

5. Brachycephalus auroguttatus

6. Brachycephalus boticario

Brachycephalus boticario

7. Brachycephalus olivaceus

Brachycephalus olivaceus

Luiz Ribeiro, pesquisador associado no Mater Natura Institute for Environmental Studies, está otimista sobre as perspectivas para futuros estudos sobre os mini sapos: "Este é apenas o começo, especialmente tendo em conta o fato de que nós já encontramos outras espécies, e que estamos por descrevê-las formalmente."

Mas a equipe sequer teve tempo de descobri-los para constatar que eles já estão em perigo de extinção: as florestas são muito sensíveis às mudanças climáticas e a conservação a longo prazo destas espécies, deve obrigatoriamente passar pela proteção do seu habitat.

Leia também:

DESCOBERTAS MAIS DUAS ARANHAS MAIS BELAS DO MUNDO

VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS ANIMAIS BRASILEIROS EM EXTINÇÃO?

COMER MENOS CARNE PARA SALVAR ANIMAIS SILVESTRES

Fonte fotos: Luiz Fernando Ribeiro/CC BY SA