Turistas avistam dezenas de baleias encalhadas durante um voo de helicóptero na Islândia


David Schwarzhans sobrevoava a praia de Longufjorur, na costa ocidental islandesa, quando ele e o grupo de passageiros que transportava avistaram diversos animais encalhados na areia.

Do alto, não era possível identificar se tratava-se de baleias, focas ou golfinhos e, por isso, o piloto decidiu posar para verificar.

“Aterrissamos e contamos cerca de 60, mas deviam ter mais, porque havia barbatanas saindo da areia. Foi trágico e, quando estávamos a favor do vento, fedia. Não foi algo bom de se ver, foi chocante porque eram muitas”, descreveu Schwarzhans à BBC na última sexta-feira, dia 19.

As razões que levaram às baleias a encalhar ainda não são claras, mas a bióloga marinha e especialista em baleias, Edda Elisabet Magnusdottir, declarou à imprensa local que a maioria desses mamíferos tende a se desorientar quando entra em águas rasas, acrescentando que a espécie das baleias encontradas, as chamadas “baleias-piloto”, caracterizam-se por nadarem muito próximas umas às outras, o que explicaria o fato de tantas encalharem juntas de uma vez só.

Talvez te interesse ler também:

UM MASSACRE SEM FIM: JAPÃO RETOMA CAÇA ÀS BALEIAS

ESTUDO AFIRMA QUE GOLFINHOS E BALEIAS SENTEM PELA PERDA DE PARENTES PRÓXIMOS

10 CURIOSIDADES SOBRE AS BALEIAS, OS MAIORES MAMÍFEROS DO MUNDO

Fonte foto: BBC




Gisele Maia

Jornalista e mestre em Ciência da Religião. Tem 18 anos de experiência em produção de conteúdo multimídia. Coordenou diversos projetos de Educação, Meio Ambiente e Divulgação Científica.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...