5 animais que se parecem, mas não são iguais


Alguns animais apresentam tantas semelhanças entre eles, que muitas vezes pensamos se tratar do mesmo gênero e até da mesma espécie, quando na verdade, podem até ser parentes, mas de famílias diferentes. Conheça 5 exemplos de animais que parecem, mas não são iguais:

Diferenças entre crocodilos e jacarés

Crocodilos e jacarés são répteis que pertencem a famílias diferentes, com características distintas.

Os crocodilos são da família Crocodilidae, possuem cabeças afiladas (em forma de V), dentes superiores alinhados com os inferiores, escamas do ventre com poros glandulares e dentes visíveis mesmo com a boca fechada.

Já os jacarés, da família Alligatoridae, têm cabeças largas e arredondadas (forma de U), dentes superiores desalinhados com os inferiores, o quarto dente do maxilar inferior maior e escondido dentro da boca, e escamas do ventre sem poros glandulares.

Diferenças entre cabras e ovelhas

As ovelhas e cabras pertencem à mesma família dos bovídeos, mas apresentam algumas diferenças distintas. Em termos de aparência física, as ovelhas tendem a ser maiores e mais robustas do que as cabras, que possuem corpos mais ágeis e esbeltos. As ovelhas têm orelhas caídas, enquanto as cabras têm orelhas eretas.

Quanto ao comportamento, as ovelhas são mais sociais e tendem a se agrupar em rebanhos, enquanto as cabras são mais independentes e têm uma natureza exploratória. As cabras são excelentes escaladoras, adaptadas para lidar com terrenos acidentados, enquanto as ovelhas preferem áreas mais abertas.

Quanto à alimentação, as cabras são mais seletivas e podem consumir uma variedade maior de plantas, inclusive arbustos e árvores, enquanto as ovelhas são mais especializadas em pastar grama.

Diferenças entre borboletas e mariposas

Muitos as distinguem pelos hábitos noturnos de uma e diurnos de outra, mas as diferenças entre borboletas e mariposas são outras:

A diferença principal entre mariposas e borboletas está no pouso das asas. As mariposas mantêm as asas na posição horizontal quando estão em repouso, enquanto as borboletas as mantêm na posição vertical. Algumas mariposas podem ser coloridas e ativas durante o dia, não sendo exclusivamente noturnas e escuras. As cores desses insetos variam de acordo com o ambiente e a alimentação.

Além do pouso das asas, o formato das antenas é outro fator importante para distinguir as espécies. As borboletas têm antenas em forma de cotonete ou gancho, com pequenas bolas ou clavas na extremidade, exceto as borboletas da família Hedylidae. Já as mariposas têm antenas de vários tipos e formatos, geralmente emplumadas, que não se assemelham às formas típicas das borboletas.

Diferenças entre vespas e abelhas

As abelhas e as vespas têm diferenças distintas. As abelhas possuem corpos peludos, constituição atarracada e patas traseiras planas, enquanto as vespas têm corpos mais lisos, em forma de ampulheta, pernas delgadas e menos pelos.

As vespas são mais agressivas, especialmente na defesa de seus ninhos, enquanto as abelhas são mais calmas e dóceis. Além disso, as abelhas desempenham um papel crucial na polinização, enquanto algumas espécies de vespas são predadoras ou parasitas.

Essas diferenças físicas e comportamentais refletem os diferentes papéis ecológicos e adaptações desses insetos.

Diferenças entre lebres e coelhos

As lebres e os coelhos são animais diferentes, embora pertençam à mesma ordem taxonômica, chamada Lagomorpha. Embora possam parecer semelhantes à primeira vista, há várias diferenças notáveis entre eles animais:

As lebres têm corpos maiores e pernas mais longas. Orelhas longas, olhos grandes e patas traseiras adaptadas para alta velocidade. Comportamento mais independente e solitário. Preferem viver em áreas abertas. Nascem totalmente desenvolvidas e com os olhos abertos. Taxa de reprodução menor.

Os coelhos são menores e têm pernas mais curtas. Orelhas proporcionais e olhos de tamanho médio. Comportamento mais social e vivem em grupos. Adaptados para viver em ambientes fechados. Nascem cegos e sem pelos. Dependem mais da mãe nos primeiros dias de vida. Taxa de reprodução maior, com ninhadas maiores e mais frequentes.

Parece mas não é…

Muitas diferenças físicas e comportamentais em animais de uma mesma ordem e família podem refletir mudanças de habitat e preferências ecológicas. Ou seja, é a lei de adaptação na Teoria da Evolução de Charles Darwin.

Segundo Darwin, as características físicas e comportamentais de uma espécie podem ser selecionadas naturalmente devido à sua vantagem para a sobrevivência e reprodução no ambiente em que vivem. Essas características adaptativas permitem que os organismos se ajustem às condições ambientais e aumentem suas chances de sobrevivência e sucesso reprodutivo.

Quais animais você acha que são iguais e gostaria de conhecer as diferenças? Conta pra gente para aumentarmos a lista.

Fontes: 

  1. Superinteressante
  2. TreeHuggers

Talvez te interesse ler também:

Qual é a diferença entre cobra e serpente?

Diferença entre animais venenosos e peçonhentos

Diferenças entre Animais Silvestres, Selvagens e Exóticos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...