Mataram Voortrekker, o lendário elefante da Namíbia

  • atualizado: 
Voortrekker

No final, eles conseguiram, mataram Voortrekker, o lendário elefante da Namíbia, imortalizado pelas câmeras de muitos turistas.

O elefante africano, um dos últimos e mais antigos da Namíbia, mudou-se para a região do Kunene nos anos 80, adaptando-se perfeitamente ao ambiente do deserto. E foi graças a ele que outros espécimes de sua família foram para lá, repovoando a área com elefantes, previamente extintos devido à caça ilegal.

Não por acaso foi chamado "Voortrekker", que significa na língua africâner "aqueles que vão na frente" ou "pioneiro". Foi ele quem ensinou aos recém-chegados os truques para sobreviver no local, dando-lhes o exemplo. Os elefantes, de fato, aprendem a arte da adaptação ambiental com os espécimes mais antigos e sábios, não é um conhecimento transmitido geneticamente. E isso deve ser suficiente para entender o quão valioso o seu papel era!

Apesar de ser considerado um animal pacífico, foi acusado de causar danos à propriedades e infraestruturas na área de Omatjete. Então vendido pelo governo a um caçador de troféus, que o privou para sempre da vida.

Imediatamente após a notícia triste, os protestos não faltaram e em um post publicado no Facebook, de Niël Terblanché, repórter do jornal Namibinao Informanté, levantou dúvidas sobre a veracidade das declarações relatadas pelo Ministério do Meio Ambiente e Turismo da Namíbia.

Também no Facebook, o Informanté relatou as declarações do Ministério sobre o assassinato, que alegou que não encontrou soluções alternativas senão matar, dada a gravidade dos danos causados ​​pelo animal.

Mas aparentemente o animal estava na mira de caçadores de troféus de longa data, tanto que em 2008 uma licença de caça já havia sido concedida para derrubá-lo junto com outros 5 elefantes do deserto, todos mortos. Ele foi poupado graças à arrecadação de fundos organizada pela ONG Elephant-Human Relations Aid (EHRA), que conseguiu chegar a cerca de 11 mil euros, e que hoje, comentando sobre o fato, o descreve como um espécime gentil e pacífico.

Uma pena que desta vez eles não conseguiram salvá-lo, também porque Voortrekker, como mencionado, foi um dos últimos exemplos da Namíbia. Um velho sábio que poderia ter ensinado seus sucessores por muitos anos, impedindo a total extinção dos elefantes do deserto.

Talvez te interesse ler também:

ELEFANTE: AS VÁRIAS SIMBOLOGIAS E SIGNIFICADO NOS SONHOS

A DURA VIDA DOS ELEFANTES: DO CIRCO AOS EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS

EM MEMÓRIA DE DAPHNE SHELDRICK, A MULHER QUE PASSOU A VIDA SALVANDO ELEFANTES ÓRFÃOS NA ÁFRICA

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!