LIGRE – Você conhece o maior felino do mundo?


Eles são conhecidos como “ligre”. O nome de batismo é uma referência aos seus progenitores: esses bichanos, que podem chegar a cinco metros de altura e pesar até 500 quilos, são fruto do cruzamento entre um leão macho e um tigre fêmea. Um vídeo, publicado no Instagram, vem causado surpresa.

As imagens mostram um macho de 5 anos chamado Apollo que pesa 340 quilos. Ele vive no Myrtle Beach Safari, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos.

Estima-se que existem cerca de 10 mil deles no mundo. No entanto, eles não são reconhecidos como espécie pela comunidade científica, devido à inviabilidade de sua reprodução natural. Todos os ligres do planeta são fruto de cruzamentos artificiais, uma vez que leões e tigres não costumam compartilhar territórios e possuem hábitos muito diferentes.

Ou seja, não rola aquele “match” natural. As fêmeas são férteis e podem, sim, gerar tiligres ou liligres, dependendo se acasalam com tigres ou leões. Mas a situação é diferente no caso dos machos: o sêmen de todos os conhecidos até hoje caracteriza-se pela ausência de esperma, fenômeno conhecido como azoospermia.

Talvez te interesse ler também:

DA CALIFÓRNIA, CHOWDER, UM SIMPÁTICO PORCO CRIADO COM CÃES

CORTE ALEMÃ DIZ SIM À MORTE DE MILHÕES DE PINTOS

UM MASSACRE SEM FIM: JAPÃO RETOMA CAÇA ÀS BALEIAS




Gisele Maia

Jornalista e mestre em Ciência da Religião. Tem 18 anos de experiência em produção de conteúdo multimídia. Coordenou diversos projetos de Educação, Meio Ambiente e Divulgação Científica.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...