A incrível viagem de 8000 km dessa ave voando sobre o Saara a 100 km/h

  • atualizado: 
rolieiro-europeu

Ela fez uma incrível jornada de 8 mil quilômetros sobrevoando o deserto do Saara e depois voltando a nidificar no mesmo ninho de onde começou. Estamos falando do rolieiro-europeu, essa linda ave migratória que nos leva ao céu de dois continentes.

"Ela fez isso! A ave sortuda que começamos a seguir via GPS no verão passado acaba de retornar da ... Namíbia!", escreve em sua rede social, Ornis Italica, a associação sem fins lucrativos dedicada à investigação ornitológica.

No ano passado, a associação equipou alguns rolieiros com transmissores ultraleves de GPS para coletar dados sobre movimentos de forrageamento, antes de partirem para a África subsaariana. Agora, finalmente, temos as primeiras faixas de migração de um dos espécimes que acabou de retornar da Namíbia.

“Uma viagem impressionante de 8000 km, voando sobre o Saara até 100 km/h, para passar alguns meses perto do Parque Nacional Etosha e depois voar de volta para o mesmo ninho de onde começou em setembro passado. A cor dos pontos no mapa representa a velocidade, em vermelho o mais rápido. Nós a vimos caçando insetos caçando de uma cerca com seu parceiro, entre os primeiros que voltaram”, escreve a associação nas mídias sociais.

E bem no mapa, vemos a grande jornada desta extraordinária ave migratória que passa o verão na Europa e no sul da Ásia, e depois no inverno chegam às regiões do sudeste da África.

Aqueles que vivem na Sardenha, Itália, provavelmente terão visto o rolieiro que tem uma plumagem azul-turquesa no peito e na cabeça, enquanto a das costas é castanha-clara. As asas são, então, um espetáculo: longas com tons de azul e preto.

coracias garrulus

Fonte foto

O rastreamento da migração desta ave representa uma verdadeira vitória em um momento em que a migração foi reduzida graças à mudança climática que pressiona os ritmos biológicos dos animais e também por causa da poluição ambiental e do desmatamento. Nunca esquecendo a caça ilegal feita com redes de dezenas de metros de comprimento, chamadas eletrônicas e armadilhas.

Talvez te interesse ler também:

FAÇA DO TEU JARDIM UM LUGAR ATRATIVO PARA OS COLIBRIS 

IMAGENS TERRÍVEIS DE LEÕES MALTRATADOS, CRIADOS PARA SEREM ACARICIADOS POR TURISTAS

PEDESTRES E MOTORISTAS PARARAM O TRÂNSITO DE UMA RODOVIA PARA FAZER UMA COBRA PASSAR

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!