Você conhece o Boneco, um jumento apicultor?

Boneco, um jumento apicultor

Embora o ditado afirme que “o melhor amigo do homem é o cão”, o apicultor Manuel Juraci discorda. Seu melhor amigo é um jumento muito simpático e, inclusive, também apicultor. É isso mesmo! Esse animal auxilia Juraci em sua jornada profissional, na pequena Itatira, no Sertão do Ceará.

O jumento usa o clássico uniforme branco, totalmente protegido – o que o protege de possíveis picadas de abelhas – enquanto está “trabalhando”. E a proteção envolve o bicho da cabeça às patas. Essa incrível dupla tem atraído olhares curiosos por onde passa e tem recolhido mais mel do que nunca.

Juraci é um dos cerca de 120 apicultores presentes em Itatira – localizada a 220 km da capital, Fortaleza – que chegam a fazer uma colheita de 90 toneladas de mel por ano. É importante destacar que a agricultura é muito difícil na cidade, por causa do clima da região, semi-árido. Devido a esse fator, muitos habitantes acabaram mudando de profissão e aderido à apicultura como opção para a sobrevivência.

Entre todos esses profissionais, a dupla Manuel e Boneco, é uma das que obtêm maior sucesso: isso se deve ao fato de Manuel conseguir levar muito mais mel ao mercado com ajuda de seu amigo, do que o faria se estivesse sozinho. A vestimenta do bicho foi criada especialmente por Manuel, para protegê-lo totalmente.

Juraci é uma espécie de inventor, como o clássico personagem “Professor Pardal” – como o chamam popularmente na cidade. Todo o projeto da roupa foi elogiado por seus colegas e também pela Associação de Produtores de Mel, que tem pedido que mais dessas roupas sejam produzidas, para outros animais poderem auxiliar na rotina da apicultura. Juraci fica envaidecido, mas, como ele mesmo afirma, sua produtividade não se deve à roupa especial de seu parceiro, mas sim, a muito trabalho, árduo, de sol a sol.

Outras das invenções de Manuel Juraci, o Pardal do Sertão, incluem: um colhedor de mangas, brinquedos infantis, uma centrífuga para o mel e um sofisticado protótipo de helicóptero.

No Brasil, país de gente que dá um jeitinho para tudo, o melhor amigo do homem é a criatividade!

{youtube}AzELlfS71L0{/youtube}