Avistar Brasil 2017 - observação de aves no Butantan, entre 19 e 21 de maio

  • atualizado: 
birdwatching avistar brasil

O Avistar Brasil é um encontro anual de observadores de aves, aberto a todo o público, com diversas palestras, oficinas e atividades culturais e educacionais que acontecerá no próximo final de semana no Butantan, em São Paulo

A inscrição é gratuita, a entrada para visitação, também.

No Avistar Brasil deste ano você poderá registrar diversas aves, dos pontos de observação, aprender sobre conservação da avifauna brasileira e desenvolver uma relação saudável com a natureza.

Dê uma olhada na agenda do Avistar deste ano, para melhor decidir em que irá participar.

avistar brasil 1Fonte foto: luzpropria.com

 

A ciência-cidadã e a relação responsáveis de quem pratica turismo em áreas naturais são as bases que fundamentam o desenvolvimento desta atividade de “avistar e documentar aves em seu habitat”. Alguns temas serão apresentados ao público focando assuntos como: “o uso público nos parques”, “saúde e natureza” e “cuidados em campo”.

passarosFonte foto: prefeitura.sp.gov.br

Uma extensa programação de palestras, oficinas, exposições, jogos para crianças, concurso literário são algumas das atividades que estarão à disposição do visitante no Butantan durante todo o final de semana.

Algumas das palestras programadas têm temas como:

  •  “Aves do Acre”

  • “Floresta nas nuvens: a Serra do Apiaú, Roraima”

  • “Indo além dos checklists: comportamento social e de forrageio de aves”

  • “Jardim naturalista”

  •  “Papel socioambiental da arara-vermelha"

  • “Os papa-capins e a ciência cidadã”

  • “Observação de aves na reserva Legado das Águas”

Congresso Avistar

Também acontecerá o Congresso Avistar no qual será possível assistir a apresentação de trabalhos. Mas, se você é um pesquisador - mesmo que seja autodidata - também poderá apresentar os resultados do que vem observando na natureza.

Para participar no congresso e ter direito a um certificado você deverá se inscrever e pagar uma taxa , aqui.

Ilustração naturalista e caminhada

Na área artística acontecerá uma oficina de ilustração naturalista para apresentar a base da construção de aves e outra, de pós-produção fotográfica de aves, com o programa Adobe Lightroom e a caminhada de observação de aves - #vempassarinhar - desde as 7 da manhã, de hora em hora.

Avistar Kids

Nos dias 20 e 21 ocorrerá o Avistar Kids - jogos, rodas de lendas e histórias, oficinas de pintura, oficina sobre ninhos (ninhos em argila, veja só) e diversas outras atividades recreativas que visam a reconexão da criança urbana com a natureza.

Ciência Aberta

No item “Ciência Aberta” os pesquisadores apresentarão suas pesquisas e os visitantes poderão aprender sobre a extração de veneno de cobras e a feitura do soro antiofídico, sobre aranhas, borboletas e serpentes em risco de extinção.

Outro foco do Ciência Aberta são os estudos sobre a migração das aves.

avistar brasil 2Fonte foto: dicasfree.com

E para finalizar, um teatro de bonecos, o Mamulengo, da companhia de teatro Buzum! que apresentará seu espetáculo, para todos, bem na frente do Instituto Butantan (endereço: Avenida Vital Brasil, 1500 – Butantan – São Paulo).

Na primera fotografia deste texto está o sabiá-laranjeira, Turdus rufiventris, ave-símbolo do nosso país, por seu canto e folclore, nas mais diversas regiões.


avistar brasil 3Fonte foto: aultimaarcadenoe.com.br

 

Avistar Brasil 2017! Participe!

Leia mais sobre aves brasileiras:

setaGUARÁ COR-DE-ROSA - ESSA COISA MAIS LINDA QUE TAMBÉM HABITA NOSSOS MANGUEZAIS

setaCONHEÇA UM PROGRAMA DE LIBERTAÇÃO DE AVES COMERCIALIZADAS ILEGALMENTE

setaNOVO LIVRO COM GUIA INÉDITO SOBRE AS AVES DA MATA ATLÂNTICA