14 de março: Dia Nacional dos Animais


Hoje, 14 de março, comemora-se o Dia Nacional dos Animais no Brasil. A data, de extrema importância, busca conscientizar a população sobre a importância de se cuidar dos animais, tanto selvagens como domésticos.

A legislação brasileira prevê que maus tratos aos animais é crime. Isso inclui não alimentá-los, deixá-los sem abrigos ou presos, bater neles, não tratar de suas doenças e abondar os animais domésticos.

Por que os animais são tão importantes?

Às vezes, não nos damos conta da importância dos animais para a natureza e para o equilíbrio ecológico. Não é à toa que há tantas espécies de animais no mundo.

Imagine o mundo sem animais. Além de mais feio, seria um caos. Talvez você nunca tenha parado para pensar nisso, mas eles são fundamentais para todas as formas de vida do planeta.

Isso porque eles são responsáveis pela respiração, o que equilibra a fotossíntese. Todos nós aprendemos na escola que a fotossíntese é um fenômeno que ocorre com a presença de luz e precisa de água e gás carbônico para produzir açúcares. Quando os animais respiram, eles quebram tais moléculas, absorvem a energia armazenada e libera água e gás carbônico novamente.

As plantas também realizam esse processo, mas a liberação de gás carbônico é mais lenta. Se não houvesse os animais, o gás carbônico poderia se fixar nas plantas e interromper a fotossíntese. O que isso provocaria? O aumento de efeito estufa produzido pela camada de gás carbônico.

Ademais, os animais contribuem para muitos outros fenômenos fundamentais para a vida na Terra, além de facilitar a vida do homem. Confira:

Controle vegetal

Os animais herbívoros também garantem o controle vegetal, pois são consumidores de plantas, trabalhando para a renovação do ciclo de vida vegetal.

Controle marinho

Os animais marinhos são responsáveis pelo controle de salinidade da água, impedindo que ela alcance níveis que poderiam extinguir a vida marítima.

Símbolo cultural

Muitos animais têm diferentes significados para muitas culturas, ressignificando as suas práticas sociais e mantendo viva as suas tradições.

Laços afetivos

Homens e animais criaram laços de afeto e uns acompanham outros desde os tempos mais remotos, são milenares especialmente as amizadee entre homens e gatos e homens e cachorros.

Trabalho e pesquisa

Cães ajudam no salvamento de homens, farejam drogas, armas. Ratos e outros animais são cobaias para fabricação de medicamentos. A exploração do animal para facilitar a vida do homem não tem fim, a lista é imensa mas devemos repensar tudo isso.

Fontes de produtos e alimentos

Os animais têm um papel fundamental para o homem. Eles produzem ovos, leite, lã etc. Mas a exploração animal para facilitar a vida do homem deve ser revista com atenção, respeito e cuidado. Podemos fazer uso dos animais para o nosso bem-estar mas precisamos urgentemente rever quais modos e métodos usamos, tendo sempre em mente a importância deles na vida da Terra como um todo. O bicho homem deveria parar de se achar a mais importante das espécies do reino animal pois dependemos, de verdade, uns dos outros para o necessário equilíbrio.

Leia mais: AGROPECUÁRIA: A PIOR AMEAÇA DE EXTINÇÃO AOS ANIMAIS NO BRASIL

Crueldade com animais

Somos responsáveis pelos seres que habitam o planeta. Infelizmente, os animais são tratados com crueldade por muitas pessoas.

Todos os animais são essenciais para o equilíbrio da natureza, até mesmo aqueles dos quais temos medo ou asco. Muitos dispersam sementes, ajudando na produção de frutos, outros produzem remédios para muitas doenças, alguns controlam a população de outras espécies. Enfim, todos as espécies, inclusive a nossa, depende de todos os animais.

Importância de preservar os animais

O divulgou que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) selecionou algumas espécies que se destacam na natureza pela sua contribuição na manutenção do equilíbrio e da biodiversidade. Alguns deles são:

Abelhas

As abelhas são polarizadores importantes para a natureza. Elas dispersam sementes e ajudam as árvores a crescerem. O desaparecimento delas pode levar à redução de muitas espécies vegetais.

Antas

A anta tem como hábito procurar comida no fim da tarde, à noite e de madrugada. Durante o dia, ela descansa na mata ou dentro d´água.

A anta é o maior mamífero terrestre da América do Sul, além de ser considerada a jardineira de nossas florestas, já que dispersa sementes, contribuindo para a formação e manutenção da biodiversidade dos biomas brasileiros onde vive (Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal).

Cupins

Geralmente temos horror aos cupins que comem nossos móveis e destroem nossas casas mas estes animais são muito importantes para a estruturação e fertilidade do solo. São animais capazes de digerir celulose e além disso são importantes na cadeia alimentar pois servem de alimento para um grande número de espécies. Seus ninhos, os cupinzeiros, servem de abrigo para muitos animais.

E assim como os cupins, cada ser vivo tem seu lugar, e sua importância, no ecossistema em que vivemos.

Ame e preserve

É muito importante que os animais tenham um dia especial para eles, pois assim lembramos do cuidado que devemos ter para a sua preservação, que é fundamental para a vida na Terra.

Especialmente indicado para você:

11 ESPÉCIES ANIMAIS QUE JÁ ESTÃO EXTINTAS NO BRASIL

10 ANIMAIS SELVAGENS (ESTRANHOS E LINDOS) DOS QUAIS VOCÊ NUNCA OUVIU FALAR

QUAIS SÃO AS COBRAS MAIS VENENOSAS DO MUNDO?




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...