Abraçar árvores: o segredo do coala para vencer o calor

Abraçar árvores

Abraçar árvores refresca. Quem garante isso é um especialista em matéria de abraços e de árvores: o coala. Um novo estudo publicado por cientistas americanos e australianos da Universidade de Melborne, na Austrália, mostrou que o simpático animal combate o calor, abraçando as árvores.

A equipe chegou a essa conclusão depois de ter monitorado com coleiras de rádio um grupo de coalas, tanto no inverno como no verão. Foi assim que se descobriu que nos dias mais quentes, as fofíssimas criaturas, ficaram abraçadas por mais tempo nas árvores, o contrário do que aconteceu nos dias mais frios.

Os pesquisadores também observaram que os coalas tendem a mover-se em direção à extremidade inferior dos troncos de árvores, para abraçarem.

"Somente quando medimos a temperatura da superfície das árvores e as imagens térmicas obtidas, que o comportamento dos coalas fez todo o sentido", disse Natalie Briscoe, a pesquisadora que liderou o estudo.

Abraçando um tronco de árvore e apertando forte seu corpo contra a superfície fria, os coalas perdem calor por condução.

Se você, assim como os coalas, também adora abraçar árvores, acaba de ganhar mais um motivo para fazê-lo :)