Abraçar árvores: o segredo do coala para combater o calor


Abraçar árvores refresca. Quem garante isso é um especialista em matéria de abraços e de árvores: o coala. Um novo estudo publicado por cientistas americanos e australianos da Universidade de Melbourne, na Austrália, mostrou que o simpático animal combate o calor, abraçando as árvores.

 

A equipe chegou a essa conclusão depois de ter monitorado com coleiras de rádio um grupo de coalas, tanto no inverno como no verão. Foi assim que se descobriu que nos dias mais quentes, as fofíssimas criaturas, ficaram abraçadas por mais tempo nas árvores, o contrário do que aconteceu nos dias mais frios.

Os pesquisadores também observaram que os coalas tendem a mover-se em direção à extremidade inferior dos troncos de árvores, para abraçarem.

“Somente quando medimos a temperatura da superfície das árvores e as imagens térmicas obtidas, que o comportamento dos coalas fez todo o sentido”, disse Natalie Briscoe, a pesquisadora que liderou o estudo.

Abraçando um tronco de árvore e apertando forte seu corpo contra a superfície fria, os coalas perdem calor por condução.

Se você, assim como os coalas, também adora abraçar árvores, acaba de ganhar mais um motivo para fazê-lo 🙂

Nesse calorão, fica a dica!

O estudo Tree-hugging koalas demonstrate a novel thermoregulatory mechanism for arboreal mammals foi publicado na revista Biology Letters. 2014 Jun. DOI: 10.1098/rsbl.2014.0235.

Talvez te interesse ler também:

Os Coalas estão Oficialmente em Risco de Extinção

Por que o Coala será um dos primeiros animais a desaparecer da Terra?

Coala-bebê fica grudado na mãe durante uma cirurgia para salvá-la




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...