Coalas sofrem com clamídia

  • atualizado: 
koalas

Os coalas, aquele bichos fofinhos que dão vontade de abraçar, estão padecendo de uma doença inesperada. Esses animais, originários da Austrália, estão contraindo uma doença sexualmente transmissível (DST) e as autoridades locais estão desorientadas, sem saber o que fazer para ajudá-los.

A clamídia é uma doença que vem atacando mais da metade da população de coalas do país e, em algumas comunidades, ela já chegou a afetar mais de 80% dos indivíduos da espécie, segundo a Superinteressante.

Esse tipo de mutação da clamídia nos coalas é muito cruel, pois a bactéria causadora da doença ataca o canal urinário provocando dores fortíssimas. Além disso, a doença causa cegueira e infertilidade, podendo levar à morte.

A preocupação é ainda maior porque, se humanos tiverem algum contato com a urina de coalas infectados, podem pegar a mutação. Isso já ocorreu com outros animais, como ovelhas e crocodilos, que já foram contaminados pela bactéria.

Tratamento ineficaz

Os antibióticos usados no tratamento da doença têm se mostrado ineficazes nesse peludos animais. A razão é que a medicação mata a flora intestinal dos coalas, importante para que eles possam digerir eucalipto. Sem falar que, dada a proporção de contaminação em dezenas de milhares de animais, o tratamento contra a clamídia é uma solução economicamente inviável.

Mas não só a clamídia tem provocado sofrimento nos coalas. Um tipo de retrovírus, parecido com o HIV, também tem contaminado os animais. Os especialistas acreditam que esse retrovírus deixa os coalas mais frágeis aos sintomas da clamídia.

O professor de doenças contagiosas do Instituto Burnet, em Melbourne, David Wilson, sugere uma solução dramática para conter a contaminação de clamídia entre os coalas. “Os animais estão transmitindo clamídia uns para os outros e a maior parte deles não pode ser tratada. Esses coalas estão com dores intensas e os antibióticos não estão funcionado. A coisa mais humana a se fazer é, provavelmente, a eutanásia”, disse ele à BBC.

O que é clamídia

A clamídia é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que afeta os órgãos genitais masculinos e femininos. Pode produzir esporos, tornando a sua disseminação mais fácil. Seus sintomas são problemas urinários e a infertilidade.

Especialmente indicado para você:

OMS ALERTA QUE A GONORREIA E OUTRAS DSTS ESTÃO SE TORNANDO INTRATÁVEIS

USO DE ANTIBIÓTICOS NA CRIAÇÃO DE ANIMAIS E AS DOENÇAS QUE ISSO PODE NOS CAUSAR

SAIBA COMO PROCEDER EM CASO DE ENVENENAMENTO DE CÃES E GATOS