Bichinhos de pelúcia ajudam animais resgatados no AM


Tem bichinhos de pelúcia em excesso? Mande para o Refúgio da Vida Silvestre Sauim Castanheiras, em Manaus. Os bichinhos de pelúcia ajudam os animais silvestres resgatados em ações contra o tráfico de animais.

Uma campanha de coleta de bichinhos de pelúcia organizada pelo Refúgio da Vida Silvestre Sauim Castanheiras. Esta estratégia de usar o abraço dos bichos de pelúcia para aconchegar os filhotes de primatas recolhidos no refúgio é uma prática antiga, muito necessária para a manutenção da qualidade de vida dos filhotes. Os filhotes de primatas são separados de suas mães, que morrem na captura assassinadas pelos caçadores. O caçador que faz tráfico de primatas tem preferência pelos filhotes menores pois estes ainda são, de alguma maneira, adequados à domesticação.

Este é um processo cruel que implica na separação abrupta do filhote dos braços de sua mãe – a mãe primata carrega seu filhote por longos meses, até que este esteja já capaz de mover-se com segurança e independência e possa prover seu alimento. O macaquinho vive abraçado a sua mãe, esta é a sua vida. Quando é separado dela seu sofrimento e estresse são violentos e comprometem sua saúde física e emocional.

O uso de bichos de pelúcia atenua o processo de estresse e, ao mesmo tempo facilita o cuidado dos macaquinhos em crescimento que farão mais facilmente a transição para a adolescência, do que se estiverem constantemente no colo de seus cuidadores.

Daniel Grijó, médico veterinário e gestor do abrigo informa que a campanha de arrecadação já conta com postos permanentes que têm como objetivo também sensibilizar a população a respeito do tráfico de animais silvestres.

Esta notícia veio ao ar no programa Tarde Nacional da rádio EBC que informa sobre vários projetos na Amazônia Brasileira, de cunho ambiental e preservacionista.

Talvez te interesse ler também:

UM CORREDOR ECOLÓGICO PARA SALVAR PRIMATA NO AMAZONAS

CHIMPANZÉS, BONOBOS, GORILAS E ORANGOTANGOS SOFREM COM O COMÉRCIO ILEGAL

VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS ANIMAIS BRASILEIROS EM EXTINÇÃO?

Fonte e foto: radios.ebc.com.br




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...