Festa! 35 anos de Projeto Tamar


Amanhã e depois de amanhã, 26 e 27 de agosto, o Projeto Tamar irá comemorar 35 anos de existência no Oceanário de Aracaju, SE, e, como não poderia se diferente, a festa de aniversário será em grande estilo, com a soltura de filhotes de tartaruga na Praia da Atalaia, na capital do estado do Sergipe.

Nas palavras do coordenador nacional do projeto, o oceanógrafo Guy Marcovaldi, a comemoração feita pelo Tamar é muito mais do que uma mera formalidade, é “muito mais do que um aniversário. É uma nova geração de tartarugas marinhas que apareceu no litoral brasileiro”.

A sincronia com o aniversário de 35 anos é perfeita porque, segundo Marcovaldi, as estatísticas são realizadas de cinco em cinco anos.

“O número de tartarugas, que vinha subindo aos poucos a cada cinco anos, no último quinquênio deu um pulo radical”. Isso ocorre porque uma nova geração de tartarugas marinhas ocupa as praias brasileiras atualmente, fazendo com que o número de filhotes por ano evoluísse de 4,5 milhões por ano entre 2005 e 2009 e saltasse para 8,4 milhões ano agora. Praticamente o dobro do número de filhotes no início em 2005.

A idéia é continuar firme com a expansão dos filhotes para o próximo quinquênio e “confirmar que essa geração vai seguir ativa, saudável e se reproduzindo, afastando cada vez mais as tartarugas da ameaça da extinção. Ainda não chegamos lá, mas vamos chegar”, manifestou Marcovaldi.

Dentro a comemoração, a programação também inclui apresentação gratuita de grupos folclóricos e de teatro, além de show do mais do que consagrado cantor Milton Nascimento na companhia de Dudu Lima Trio, mas é claro que, apesar a excelente agenda, o grande espetáculo para o meio ambiente será a libertação dos filhotes.

O Projeto Tamar chega aos 35 anos patrocinado pela Petrobras desde o seu início.

Leia também: VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS ANIMAIS BRASILEIROS EM RISCO DE EXTINÇÃO?

Fonte foto: tamar.org.br




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...