Dia dos Pais 2015: os 5 melhores pais do reino animal

Quando se trata de instinto paternal no reino animal, é difícil encontrar indivíduos que vão além da mera função procriativa para a preservação da própria espécie. No entanto, há algumas exceções e existem pais maravilhosos que dominam o papel de genitor, desenvolvendo um papel-chave no crescimento dos filhotes (algumas vezes até fazendo o papel que seria da mãe!). E para comemorar o Dia do Pais 2015, resolvemos lembrar da importância de participar do crescimento dos filhos, mirando-nos em alguns, entre outros tantos, exemplos que vêm da natureza:

1. Pinguim-imperador

Há poucos exemplos na natureza de um pai tão dedicado aos seus filhos como o pinguim-imperador. Após a fêmea depositar seus ovos, suas reservas nutricionais estão esgotadas e ela deve retornar ao mar para se alimentar por dois meses. Isto significa que a responsabilidade de manter os ovos quentes, protegidos do frio do inverno antártico, é do pai. O pinguim-imperador pai passa dois meses chocando os ovos, sem nunca abandoná-los, ficando sem comer durante dias, sem se abrigar do frio! Que Pai!

2. Cavalo-marinho

O primeiro ponto a favor dos cavalos-marinhos do sexo masculino é que, ao contrário da maioria dos outros peixes, são monogâmicos e companheiros para toda a vida. Mas a sua característica ainda mais interessante é que eles são a única espécie do planeta, em que é o macho que dá à luz ao pequeno.

3. Lobo

Apesar da sua reputação de temível como predadores, os lobos machos são pais atentos, monogâmicos e protetores de seus filhotes, que viverão na sua alcateia por toda a vida. Quando a fêmea dá à luz, o lobo não sai da sua toca por várias semanas, faz a guarda e caça a comida para compartilhar com sua nova família.

4. Saguinus fuscicollis


A espécie Saguinus fuscicollis é um pequeno primata sul-americano do gênero Saguinus, conhecido por seu característico bigode. O que talvez seja menos conhecido é que os pais desta espécie se empenham nos cuidados com seus bebês desde o nascimento, levando-os para serem amamentados pelas mães, a cada duas ou três horas. Durante todo o resto do tempo, é o pai que carrega e cuida do recém-nascido.

5. Cisne

O cisne não é apenas um companheiro bastante fiel, como também participa na construção do ninho e da incubação dos ovos, revezando-se com a fêmea ou permanecendo em guarda. Quando nascem os filhotes, é o papai cisne que os acompanha à água, assim que estes vão saindo dos ovos.

Se você tem a sorte de ter um pai como um destes exemplos da natureza, que tal presenteá-lo com amor, tempo e dedicação? Afinal, ser pai é isso, cuidar. Dar cuidados pode ser o presente que não tem preço e que todo pai dedicado gostaria de receber.