Chimpanzés selvagens adoram álcool: bebem usando folhas

macacao bebe

Chimpanzés bebem álcool, usando as folhas como instrumentos de recolha do vinho da palma. Assim descobriu um grupo de pesquisadores, liderados pelo Dr. Kimberley Hockings, que publicou a descoberta na revista da Royal Society Open Science.

Até hoje, o consumo habitual e voluntário de etanol tinha sido documentado oficialmente apenas por humanos. Mas chimpanzés  selvagens em Bossou, na República da Guiné, África Ocidental, adoram o vinho de palma, uma bebida que é obtida a partir da fermentação natural da seiva da palma, graças às leveduras presentes no ar.

A fermentação geralmente termina em cerca de duas horas, transformando a seiva da palma em um verdadeiro vinho aromático e doce, com um teor alcoólico de cerca de 4%. E para beber do vinho, os símios usam uma técnica primária: bebem da folha como se esta fosse um copo.

O “copo” é mergulhado na seiva fermentada, onde é embebido de vinho, para em seguida ser recuperado e levado à boca. 

O álcool parece ser apreciado por indivíduos de todas as idades e sexo. E alguns chimpanzés consomem grandes quantidades dele.

"Nós estimamos que alguns indivíduos tenham consumido cerca de 85ml de álcool - explica Kimberley - e demonstraram sinais comportamentais de intoxicação, incluindo sonolência logo depois beber"

Depois dessa, poderíamos dizer que nosso gosto pelo álcool seria uma coisa atávica? Parece realmente que sim!

 

Leia também: Os animais também usam remédios naturais e se automedicam