Conheça um programa de libertação de aves comercializadas ilegalmente

programa de libertação de aves

Um programa de proteção ambiental inovador, com uma proposta apaixonante. Assim pode ser definido o Plano de Voo, uma iniciativa da SAVE Brasil, que tem como objetivo colocar de volta à natureza as aves que foram apreendidas, como resultado de investigações sobre o tráfico de animais silvestres.

A ONG faz uma pesquisa cuidadosa, a fim de avaliar qual seria a melhor área para soltura de cada tipo de ave. São levados em consideração, para essa escolha: locais protegidos, livres de ameaças em geral, e predadores em particular.

Antes do momento esperado, cada ave tem acompanhamento clínico intensivo, a fim de perceber toda a situação de saúde do animal e oferecer os tratamentos necessários, conforme o caso.

Você deve estar se perguntando: é bonita a atitude, mas é só soltar a ave e acabou a responsabilidade do programa? A resposta é não. Cada animal selecionado é monitorado por até 5 anos após a libertação, a fim de verificar se o mesmo foi capaz de se reintegrar plenamente; afinal, é uma parte importante da vida de cada um desses bichinhos que foi arrancada deles, por conta dos crimes ambientais.

A outra grande ação da iniciativa Plano de Voo é em relação à educação ambiental, ou seja, há projetos de informação para a população em geral, a fim de estimular a sensibilidade das pessoas para questões relativas à natureza e seus cuidados. Conceitos como o tráfico de animais e as questões éticas envolvidas no processo de compra de animais silvestres são abordados de maneira bem clara e eficiente.

Essas informações nos deixam - uma vez que somos apaixonados pela mãe natureza – contentes; afinal, qualquer iniciativa que defenda a sustentabilidade tem de ser aplaudida. Para se ter uma ideia da calamidade do quadro geral, no Brasil, cerca de 35 mil aves são apreendidas pelas autoridades todos os anos! Isso sem contar todos os animais que, de um modo ou de outro, ficam presos e em péssimas condições de sobrevivência. O importante mesmo, dentro desse trágico contexto, é que outras ONGs, além do próprio governo, se juntem à SAVE Brasil e a Birdlife International, para devolver um pouco do carinho que a natureza tem para conosco, todo o tempo.

Fonte foto: Stock.Xchng