Horóscopo chinês: qual é a diferença da cabra e da ovelha?


Terminado o ano do cavalo, prossegue-se com um novo animal dos doze signos da astrologia chinesa. Este é o ano da cabra (羊). Ou da ovelha? O problema é que a palavra que o designa é “yang“, que em mandarim não faz distinção entre os membros da subfamília Caprinae, ou seja, entre a “cabra” e a ”ovelha”. Na prática, sem mais qualificações, “yang” pode significar qualquer ungulado (animais de casco) que comem grama e balem (a “linguagem” dos caprinae)

Na verdade os chineses não estão incomodados por esta distinção “ovicaprina”. É no Ocidente que esta ambiguidade provoca discussão. Então, se você está planejando celebrar o Ano Novo Chinês, faça a sua escolha tranquilamente. Mas qual é a diferença entre uma ovelha e uma cabra?

Embora pertençam à mesma família bovidae e à mesma subfamília caprinae, ovinos e caprinos diferem em termos de gênero e são espécies distintas. O gênero ovelha (Ovis) tem 54 cromossomos; as cabras (Capra aegagrus), 60. As cabras são ruminantes, conseguem subir em árvores que tenham o tronco torto e ou ramos suficiente baixos. Elas procuram por folhas, galhos, cipós e arbustos. As ovelhas comem vagarosamente as plantas que estão localizadas em proximidade do solo.

Cabras e ovelhas

Algumas raças de caprinos e ovinos parecem superficialmente similar; na verdade, embora esses dois animais estejam intimamente relacionados, a cauda das cabras é sempre voltada para cima e a das ovelhas sempre aponta para baixo. A maioria das cabras têm chifres, muitas ovelhas, mas não todas, não têm chifres. Os chifres de cabra são mais estreitos e, geralmente, em linha reta, os das ovelhas tendem a ser mais grossos e curvos.

Então que ano você quer escolher para o seu horóscopo chinês? Cabra ou ovelha?

Em qualquer caso, um bom ano!

Leia também: No ano da Cabra, Cafés com ovelhas fazem sucesso




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...